1 Coríntios 5:5

De ao tal entregar a Satanás, para destruição da carne, para que o espírito seja salvo, no dia do Senhor Jesus.

Comentário de A. R. Fausset

Além da excomunhão (da qual os próprios coríntios tinham o poder), Paulo delega aqui à Igreja de Corinto seu poder especial como apóstolo, de infligir doença ou morte em castigo pelo pecado (“ao tal entregar a Satanás”, isto é, um pecador tão hediondo). Para exemplos desse poder, veja Atos 5:1-11; Atos 13:11; 1Timóteo 1:20. Como Satanás recebe poder às vezes para julgar os piedosos, como Jó (Jó 2:4-7) e Paulo (2Coríntios 12:7; compare também com Pedro, Lucas 22:31), muito mais o ímpio. Satanás, o “acusador dos nossos irmãos” (Apocalipse 12:10) e o “adversário” (1Pedro 5:8), exige do pecador uma punição por causa do pecado (Zacarias 3:1). Quando Deus permite que Satanás faça o que quer, diz-se que Ele “entregue o pecador a Satanás” (compare com o Salmo 109:6). Aqui não é definitivamente; mas para a aflição do corpo com a doença e até a morte (1Coríntios 11:3032), de modo a destruir a luxúria carnal. Paulo não diz “para a destruição do corpo”, pois este compartilhará da redenção (Romanos 8:32); mas a destruição da “carne” corrupta que “não pode herdar o reino de Deus”, e a concupiscência de que incitou este infrator a cometer incesto (Romanos 7:5; Romanos 8:9-10). A “destruição da carne” corresponde a “mortificar as obras do corpo” (Romanos 8:13), a diferença que o último é feito por si mesmo e o primeiro é efetuado pelo castigo de Deus (compare 1Pedro 4:6)

o espírito seja salvo – a parte espiritual do homem, no crente o órgão do Espírito Santo. Aflição temporária muitas vezes leva à salvação permanente (Salmo 83:16). [Jamieson; Fausset; Brown]

< 1 Coríntios 5:4 1 Coríntios 5:6 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.