1 Tessalonicenses 4:13

Mas irmãos, não quero que desconheçais acerca dos que morreram, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.

Comentário de A. R. Fausset

Tendo sido o reino vindouro o tema principal da pregação de Paulo em Tessalônica (Atos 17:7), alguns o perverteram em um motivo de medo em relação a amigos recentemente falecidos, como se estes fossem excluídos da glória que aqueles que fossem encontrados vivos deveriam compartilhar. Este erro Paul aqui corrige (compare com 1Tessalonicenses 5:10).

não queremos – Meus companheiros de trabalho (Silas e Timóteo) e eu desejamos que vocês não sejam ignorantes.

acerca dos que morreram – Os manuscritos mais antigos dizem, “os que estão dormindo”; o mesmo que “os mortos em Cristo” (1Tessalonicenses 4:16), a cujos corpos (Daniel 12:2, não suas almas; Eclesiastes 12:7; 2Coríntios 5:8) mortos é um sono calmo e santo, a partir do qual a ressurreição os despertará para a glória. A palavra “cemitério” significa um lugar para dormir. Observe, a glória e a principal esperança da Igreja não devem ser realizadas na morte, mas na vinda do Senhor; não se deve antecipar o outro, mas todos devem ser glorificados juntos na vinda de Cristo (Colossenses 3:4; Hebreus 11:40). A morte afeta o mero indivíduo; mas a vinda de Jesus a Igreja inteira; na morte nossas almas são invisíveis e individualmente com o Senhor; a vinda de Cristo toda a Igreja, com todos os seus membros, em corpo e alma, será visível e coletivamente com ele. Como isso é oferecido como um consolo para os parentes de luto, o reconhecimento mútuo dos santos na vinda de Cristo está implícito.

para que não vos entristeçais como os outros – no grego, “o resto”; todo o resto do mundo além dos cristãos. Nem todo luto natural por amigos mortos é proibido: pois o Senhor Jesus e Paulo sem pecado deram lugar a ele (Jo 11:313335; Filipenses 2:27); mas tristeza como se não houvesse “esperança”, que de fato os pagãos não tinham (Efésios 2:12): a esperança cristã aqui significa que é a ressurreição. Salmo 16:9, 11; Salmo 17:15; Salmo 73:24; Provérbios 14:32, mostra que a Igreja do Antigo Testamento, apesar de não ter a esperança tão clara (Isaías 38:18, Isaías 38:19), ainda tinha essa esperança. Contraste Catulo (Carmina), “Quando uma vez terminado nosso breve dia, devemos dormir uma noite eterna”. As inscrições sepulcrais da pagã Tessalônica expressam a visão desesperada dos que uma vez morreram: como Ésquilo escreve: “De uma vez morta não há ressurreição”. Ainda que alguns filósofos pagãos tinham alguns vislumbres da existência da alma após a morte, ele não tinham nenhum que essa existência fosse no corpo (Atos 17:182032). [Jamieson; Fausset; Brown]

< 1 Tessalonicenses 4:12 1 Tessalonicenses 4:14 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.