1 Tessalonicenses 4:16

Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande aclamação, com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

Comentário de A. R. Fausset

o mesmo Senhor– em toda a Majestade da Sua presença em pessoa, não por representante.

descerá – mesmo quando Ele ascendeu (Atos 1:11).

aclamação – no grego, “grito de aviso”, “grito de guerra”. Jesus é representado como um rei vitorioso, dando a palavra de comando às hostes do céu em sua jornada para o último ataque, em seu triunfo final sobre o pecado, a morte e Satanás (Apocalipse 19:11-21).

voz de arcanjo – distinta do “sinal de grito”. Miguel é talvez o que significa (Juízes 1:9; Apocalipse 12:7), a quem especialmente é cometida a tutela do povo de Deus (Daniel 10:13).

e com trombeta de Deus – a trombeta que geralmente acompanha a manifestação de Deus em glória (Êxodo 19:16; Salmo 47:5); aqui o último dos três acompanhamentos de Sua aparição: como a trombeta foi usada para convocar o povo de Deus para suas solenes convocações (Números 10:210; Números 31:6), então, aqui para convocar os eleitos de Deus juntos, preparando-os para a sua glorificação com Cristo (Salmo 50:1-5; Mateus 24:31; 1Coríntios 15:52).

e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro – anteriormente ao vivos serem “tomados”. O “primeiro” aqui não tem referência à primeira ressurreição, em contraste com a do “restante dos mortos”. Essa referência ocorre em outro lugar (Mateus 13:41-42, Mateus 13:50, Jo 5:29, 1Coríntios 15:23-24, Apocalipse 20:5, Apocalipse 20:6); ela simplesmente se opõe a “então”, 1Tessalonicenses 4:17. PRIMEIRO, “os mortos em Cristo” ressuscitarão, ENTÃO os vivos serão arrebatados. Só o povo do Senhor é falado aqui. [Jamieson; Fausset; Brown]

< 1 Tessalonicenses 4:15 1 Tessalonicenses 4:17 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.