Jó 1:6

E em certo dia, os filhos de Deus vieram para se apresentarem diante do SENHOR, e Satanás também veio entre eles.

Comentário de A. R. Fausset

filhos de Deus – anjos (Jó 38:7; 1Reis 22:19). Eles se apresentam para prestar contas de seu “ministério” em outras partes do universo (Hebreus 1:14).

do SENHOR – hebraico, Jeová, o Deus auto-existente, fiel às Suas promessas. Deus diz (Êxodo 6:3) que Ele não era conhecido pelos patriarcas por esse nome. Mas, como o nome ocorre anteriormente em Genesis 2:7-9, etc., o que deve ser entendido é que, não até o tempo de libertar Israel por Moisés, Ele era conhecido peculiar e publicamente no caráter que o nome significa; ou seja, “fazer as coisas para ser”, cumprindo as promessas feitas aos seus antepassados. Este nome, portanto, aqui não é uma objeção contra a antiguidade do Livro de Jó.

Satanás – A tradição foi amplamente difundida de que ele tinha sido o agente na tentação de Adão. Daí seu nome é dado sem comentário. O sentimento com o qual ele olha para Jó é semelhante àquele com o qual ele olhava para Adão no Paraíso: encorajado por seu sucesso no caso de alguém ainda não caído, ele está confiante de que a piedade de Jó, um de uma raça caída, não aguenta o teste. Ele havia caído (Jó 4:19; 15:15; Juízes 1:6). No livro de Jó, Satanás é primeiro designado pelo nome: “Satanás”, hebreu, “aquele que está à espreita”; um “adversário” em um tribunal de justiça (1Crônicas 21:1; Salmo 109:6; Zacarias 3:1); “Acusador” (Apocalipse 12:10). Ele tem a lei de Deus ao seu lado pelo pecado do homem e contra o homem. Mas Jesus Cristo cumpriu a lei para nós; a justiça está mais uma vez no lado do homem contra Satanás (Isaías 42:21); e assim Jesus Cristo pode pleitear como nosso Advogado contra o adversário. “Diabo” é o nome grego – o “caluniador” ou “acusador”. Ele está sujeito a Deus, que usa seu ministério para castigar o homem. Em árabe, Satanás é frequentemente aplicado a uma serpente (Gênesis 3:1). Ele é chamado de príncipe deste mundo (Jo 12:31); o deus deste mundo (2Coríntios 4:4); príncipe do poder do ar (Efésios 2:2). Deus aqui o questiona, a fim de reivindicar Seus próprios caminhos antes dos anjos. [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de Franz Delitzsch 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Jó 1:5 Jó 1:7 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.