Ezequiel 34:26

E farei com que elas e os lugares ao redor de meu monte sejam bênção; e farei descer a chuva em seu tempo; chuvas de bênção serão.

Comentário de A. R. Fausset

elas e os lugares ao redor de meu monte. Os judeus, e Sião, o monte de Deus (Salmo 2:6), serão fontes de bênção, não meramente para si mesmos, mas para os pagãos vizinhos (Isaías 19:24; 56:6-7; 60:3; Miqueias 5:7; Zacarias 8:13). O cumprimento literal é, no entanto, o principal, embora o espiritual também seja projetado. Em correspondência com o reino estabelecido da justiça internamente, tudo deve ser prosperidade externa, chuvas (de acordo com a promessa da antiga aliança, Levítico 26:4; Salmo 68:9; Malaquias 3:10), e árvores produtivas e terras (Ezequiel 34:27). Assim eles perceberão a imagem de Ezequiel 34:14; ou seja, um rebanho ricamente pastoreado pelo próprio Deus. [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de A. B. Davidson

farei com que elas e os lugares ao redor de meu monte sejam bênção – isto é, totalmente abençoados, Gênesis 12:2; Isaías 19:24, como as últimas palavras do versículo implicam. Compare com a construção Ezequiel 16:38, Ezequiel 27:36, Ezequiel 28:19, Ezequiel 33:28. [Cambridge]

Comentário de Frederic Gardiner

ao redor de meu monte. “Meu monte” é Sião. (Comp. a linguagem figurativa semelhante em Isa. 31:4.) O centro da antiga teocracia é sempre mencionado nas Escrituras como também o centro de onde sai a nova aliança de salvação, e isto foi historicamente cumprido na vinda de Cristo e o berço de Sua Igreja na Igreja judaica. A continuidade da Igreja foi preservada tão plenamente através da era cristã quanto através do cativeiro babilônico, tendo um número tão grande de judeus abraçado o cristianismo como jamais retornou do exílio na Caldéia. [Ellicott]

Comentário de Plumptre e Whitelaw

ao redor de meu monte. Os pensamentos de Ezequiel, como os de Miquéias 4:1 e Isaías 2:2, se agrupam ao redor da colina de Sião, a montanha de Jeová, como o centro do Israel restaurado. Nessa terra, como o profeta a viu aqui, e ainda mais na visão final de seu livro (Ezequiel 47:12), havia, tanto exteriormente como espiritualmente, chuvas de bênção (a frase é peculiar a Ezequiel), e a terra deveria dar seus frutos. [Pulpit]

< Ezequiel 34:25 Ezequiel 34:27 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.