Zacarias 13:7

Desperta-te, ó espada, contra o pastor e contra o homem que é companheiro,diz o SENHOR dos exércitos. Fere ao pastor, e as ovelhas se dispersarão; e voltarei minha mão sobre os pequenos.

Comentário de A. R. Fausset

Expostos por Cristo como se referindo a si mesmo (Mateus 26:31-32). Assim, é uma retomada da profecia de Sua traição (Zacarias 11:4,10,13-14) e a subsequente punição dos judeus. Explica o mistério porque Ele, que veio a ser uma bênção, foi cortado ao conceder a bênção. Deus considera o pecado em uma luz tão temerosa que Ele não poupou o Seu próprio Filho igual na única divindade, quando aquele Filho levou a culpa do pecador.

Desperta-te – Compare um discurso semelhante à espada da justiça personificada (Jeremias 46:6-7). Para “ferir” (imperativo), Mateus 26:31 tem “eu vou ferir”. O ato da espada, está implícito, é o ato de Deus. Portanto, a profecia de Isaías 6:9, “Ouça” é imperativa; o cumprimento declarado por Jesus é futuro (Mateus 13:14), “ouvireis”.

espada – o símbolo do poder judicial, cujo maior exercício é tirar a vida dos condenados (Salmo 17:13; Romanos 13:4). Não apenas um espetáculo, ou expressão, de justiça (como pensam os socinianos) está aqui implicitamente distintamente, mas uma execução real dela no Messias, o pastor, o substituto das ovelhas, por Deus como juiz. No entanto, Deus neste mostra seu amor tão gloriosamente como a sua justiça. Pois Deus chama o Messias de “Meu pastor”, isto é, fornecido (Apocalipse 13:8) aos pecadores pelo Meu amor a eles e sempre o objeto do Meu amor, embora castigado judicialmente (Isaías 53:4) por seus pecados (Isaías 42:1; 59:16).

homem que é companheiro – literalmente, “o homem da minha união”. O hebraico para “homem” é “um homem poderoso”, um homem peculiar em seu ideal mais nobre. “Meu companheiro”, isto é, “meu sócio”. “Meu igual” ((De Wette); uma notável admissão de um racionalista). “Meu parente mais próximo” [Hengstenberg], (Jo 10:30; 14:10-11; Filipenses 2:6).

as ovelhas se dispersarão – A dispersão dos discípulos de Cristo em Sua apreensão foi o cumprimento parcial (Mateus 26:31), um penhor da dispersão da nação judaica (uma vez as ovelhas do Senhor, Salmo 100:3) sua crucificação dele. Os judeus, embora “dispersos”, ainda são “ovelhas” do Senhor, aguardando que sejam “recolhidos” por Ele (Isaías 40:9,11).

voltarei minha mão sobre os pequenos – isto é, eu interporei em favor de (compare a frase em um bom sentido, Isaías 1:25) “os pequeninos”, isto é, os humildes seguidores de Cristo da Igreja Judaica , desprezado pelo mundo: “os pobres do rebanho” (Zacarias 11:7,11); consolado após a sua crucificação na ressurreição (Jo 20:17-20); salvo novamente por uma interposição especial da destruição de Jerusalém, tendo se retirado para Pela quando Céstio Galo retirou-se tão inexplicavelmente de Jerusalém. Desde que houve um “remanescente” judaico dos “pequeninos… segundo a eleição da graça”. A mão de Jeová foi lançada com ira no Pastor, para que Sua mão se voltasse em graça sobre os pequeninos. [Fausset, aguardando revisão]

< Zacarias 13:6 Zacarias 13:8 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.