Bíblia, Revisar

Jeremias 28

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!

Profecias imediatamente seguintes àquelas do vigésimo sétimo capítulo. Hananias quebra os jugos para significar que o jugo de Nabucodonosor será quebrado. Jeremias prediz que os jugos de ferro devem suceder aos de madeira e que Hananias morrerá.

1 E aconteceu no mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, no quarto ano, no quinto mês, que Hananias, filho de Azur, profeta que era de Gibeom, falou para mim na casa do SENHOR diante dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo:

no princípio do reinado de Zedequias – Os judeus frequentemente dividiam qualquer período em duas metades, o começo e o fim. Como Zedequias reinou onze anos, o quarto ano seria chamado o começo de seu reinado, especialmente porque durante os primeiros três anos os assuntos estavam em um estado tão perturbado que ele tinha pouco poder ou dignidade, sendo um afluente; mas no quarto ano ele se tornou forte no poder.

Hananias – Outro deste nome foi um dos três jovens piedosos que enfrentaram a ira de Nabucodonosor no temor de Deus (Dn 1:6-7; 3:12). Provavelmente uma relação próxima, pois Azarias está associado a ele; como Azur com o Hananias aqui. Os piedosos e ímpios frequentemente estão na mesma família (Ez 18:14-20).

Gibeon – uma das cidades dos sacerdotes, à qual ele deve ter pertencido.

2 Assim fala o SENHOR dos exércitos, Deus de Israel, dizendo: Quebrarei o jugo do rei da Babilônia.

quebrado o jugo – eu determinei quebrar: referindo-se à profecia de Jeremias (Jr 27:12).

3 Dentro do tempo de dois anos, trarei de volta a este lugar todos os objetos de valor da casa do SENHOR, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tomou deste lugar para os levar à Babilônia;

Dentro do tempo de dois anos – literalmente, “anos de dias”. Então “um mês de dias”, isto é, todos os dias completos (Gn 29:14; 41:1). Era uma presunção maravilhosa falar tão definitivamente sem ter nenhuma revelação divina.

4 E eu trarei de volta a este lugar a Jeconias filho de Jeoaquim, rei de Judá, e a todos os levados cativos de Judá que entraram na Babilônia, diz o SENHOR; pois quebrarei o jugo do rei da Babilônia.

Jeconias – não necessariamente implicando que Hananias desejasse que Zedequias fosse substituído por Jeconias. O ponto principal pretendido era que a restauração da Babilônia deveria ser completa. Mas, sem dúvida, o falso profeta predisse o retorno de Jeconias (2Rs 24:12-15), para agradar a população, com quem Jeconias era um favorito (ver em Jr 22:24).

5 Então o profeta Jeremias disse ao profeta Hananias, diante dos sacerdotes e diante de todo o povo que estava na casa do SENHOR.

o profeta Jeremias – o epíteto “o profeta” – é prefixado por “Jeremias” ao longo deste capítulo, para corresponder ao mesmo epíteto antes de “Hananias”; exceto em Jr 28:12, onde “o profeta” foi inserido na versão inglesa. As reivindicações rivais do verdadeiro e do falso profeta são assim colocadas no contraste mais proeminente.

6 Disse, pois, o profeta Jeremias: Amém! Assim o faça o SENHOR! Que o SENHOR confirme as tuas palavras, com que profetizaste; para que os objetos de valor da casa do SENHOR, e sejam trazidos de volta todos os cativos da Babilônia para este lugar.

Amém – Jeremias ora pelo povo, embora obrigado a profetizar contra eles (1Rs 1:36). O evento foi o teste designado entre previsões contraditórias (Dt 18:21-22). “Será que o que você diz é verdade!” Eu prefiro a segurança do meu país, mesmo para a minha própria opinião. Os profetas não tiveram nenhum prazer em anunciar o julgamento de Deus, mas o fizeram como uma questão de dever severo, não se despojando de seus sentimentos naturais de tristeza pela desgraça de seu país. Compare Êx 32:32; Rm 9:3, como exemplos de como os servos de Deus, dedicados apenas à glória de Deus e à salvação do país, esqueceram-se e expressaram desejos em um estado de sentimento transportado para fora de si mesmos. Assim, Jeremias não queria diminuir nada da palavra de Deus, embora, como judeu, ele expressasse o desejo por seu povo (Calvino).

7 Porém ouve agora esta palavra, que eu falo aos teus ouvidos e aos ouvidos de todo o povo:
8 Os profetas que foram antes de mim e antes de ti, desde os tempos antigos, profetizaram contra muitas terras e grandes reinos, guerra, aflição, e pestilência.

antes de mim – Oséias, Joel, Amos e outros.

mal – alguns manuscritos, leia “fome”, que é mais comumente associado com a especificação de guerra e pestilência (Jr 15:2; 18:21; 27:8,13). Mas o mal aqui inclui todas as calamidades que fluem da guerra, não apenas a fome, mas também a desolação etc. O mal, sendo a leitura mais difícil, é menos provável de ser a interpolada do que a fome, que provavelmente se originou em copiar as passagens paralelas.

9 O profeta que profetizar paz, quando suceder a palavra daquele profeta, será reconhecido tal profeta, que o SENHOR verdadeiramente o enviou.

paz – Hananias não havia dado nenhum aviso quanto à necessidade de conversão, mas havia predito a prosperidade incondicionalmente. Jeremias não diz que todos são profetas verdadeiros que predizem verdades em qualquer instância (que Dt 13:1-2); mas afirma apenas o inverso, a saber, que quem, como Hananias, prediz o que o evento não confirma, é um falso profeta. Existem dois testes de profetas: (1) O evento, Dt 18:22. (2) A palavra de Deus, Is 8:20.

10 Então o profeta Hananias tomou o jugo do pescoço do profeta Jeremias, e o quebrou,

o jugo – (Jr 27:2). Audácia ímpia para quebrar o que Deus havia designado como uma promessa solene do cumprimento de Sua palavra. Por isso, Jeremias não dá resposta (Jr 28:11; Mt 7:6).

11 E falou Hananias diante dos olhos de todo o povo, dizendo: Assim diz o SENHOR: Desta maneira quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, dentro do tempo de dois anos, de sobre o pescoço de todas as nações. E Jeremias saiu dali.

pescoço de todas as nações – oposto a Jr 27:7.

12 Mas depois que o profeta Hananias quebrou o jugo do pescoço do profeta Jeremias, veio a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:
13 Vai, e fala a Hananias, dizendo: Assim diz o SENHOR: Jugos de madeira quebraste, mas farás em seu lugar jugos de ferro.

madeira… tu farás… ferro – Não aqui, “quebraste… madeira” e “eu farei… ferro” (compare Jr 28:16). Os mesmos falsos profetas que, exortando os judeus a se rebelarem, fizeram com que eles se livrassem do jugo comparativamente fácil da Babilônia, trazendo assim um jugo mais severo imposto por aquela cidade. “Jugos de ferro”, aludindo ao Dt 28:48. É melhor tomar uma cruz leve em nosso caminho do que puxar um peso maior em nossas próprias cabeças. Podemos escapar da destruição de providências, submetendo-nos a providências humilhantes. Então, espiritualmente, contraste o “jugo suave” de Cristo com o “jugo da servidão” da lei (At 15:10; Gl 5:1).

14 Porque assim diz o SENHOR dos exércitos, Deus de Israel: Jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas estas nações, para que sirvam a Nabucodonosor rei da Babilônia, e a ele servirão; e até os animais do campo eu lhe dei.

Eu coloquei – Embora Hananias e aqueles como ele fossem instrumentos secundários ao trazer o jugo de ferro sobre a Judéia, Deus foi a grande Primeira Causa (Jr 27:4-7).

15 E disse o profeta Jeremias ao profeta Hananias: Agora ouve, Hananias: o SENHOR não te enviou, porém tu fizeste este povo confiar em mentiras.

confiar em uma mentira – (Jr 29:31; Ez 13:22).

16 Por isso assim diz o SENHOR: Eis que eu te expulso de sobre a face da terra; morrerás neste ano, porque falaste rebelião contra o SENHOR.

morrerás – A previsão foi proferida no quinto mês (Jr 28:1); A morte de Hananias ocorreu no sétimo mês, ou seja, dois meses depois da previsão, respondendo com terrível significado aos dois anos em que Hananias havia predito que o jugo imposto pela Babilônia terminaria.

rebelião – oposição à direção clara de Deus, para que todos se submetam à Babilônia (Jr 29:32).

17 E morreu o profeta Hananias no mesmo ano, no sétimo mês.
<Jeremias 27 Jeremias 29>

Leia também uma introdução ao Livro de Jeremias.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados