Jeremias 28

1 E aconteceu no mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, no quarto ano, no quinto mês, que Hananias, filho de Azur, profeta que era de Gibeom, falou para mim na casa do SENHOR diante dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo:

Comentário de A. R. Fausset

no princípio do reinado de Zedequias – Os judeus frequentemente dividiam qualquer período em duas metades, o começo e o fim. Como Zedequias reinou onze anos, o quarto ano seria chamado o começo de seu reinado, especialmente porque durante os primeiros três anos os assuntos estavam em um estado tão perturbado que ele tinha pouco poder ou dignidade, sendo um afluente; mas no quarto ano ele se tornou forte no poder.

Hananias – Outro deste nome foi um dos três jovens piedosos que enfrentaram a ira de Nabucodonosor no temor de Deus (Daniel 1:6-7; 3:12). Provavelmente uma relação próxima, pois Azarias está associado a ele; como Azur com o Hananias aqui. Os piedosos e ímpios frequentemente estão na mesma família (Ezequiel 18:14-20).

Gibeon – uma das cidades dos sacerdotes, à qual ele deve ter pertencido. [Fausset, aguardando revisão]

2 Assim fala o SENHOR dos exércitos, Deus de Israel, dizendo: Quebrarei o jugo do rei da Babilônia.

Comentário de A. R. Fausset

quebrado o jugo – eu determinei quebrar: referindo-se à profecia de Jeremias (Jeremias 27:12). [Fausset, aguardando revisão]

3 Dentro do tempo de dois anos, trarei de volta a este lugar todos os objetos de valor da casa do SENHOR, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tomou deste lugar para os levar à Babilônia;

Comentário de A. R. Fausset

Dentro do tempo de dois anos – literalmente, “anos de dias”. Então “um mês de dias”, isto é, todos os dias completos (Gênesis 29:14; 41:1). Era uma presunção maravilhosa falar tão definitivamente sem ter nenhuma revelação divina. [Fausset, aguardando revisão]

4 E eu trarei de volta a este lugar a Jeconias filho de Jeoaquim, rei de Judá, e a todos os levados cativos de Judá que entraram na Babilônia, diz o SENHOR; pois quebrarei o jugo do rei da Babilônia.

Comentário de A. R. Fausset

Jeconias – não necessariamente implicando que Hananias desejasse que Zedequias fosse substituído por Jeconias. O ponto principal pretendido era que a restauração da Babilônia deveria ser completa. Mas, sem dúvida, o falso profeta predisse o retorno de Jeconias (2Reis 24:12-15), para agradar a população, com quem Jeconias era um favorito (ver em Jeremias 22:24). [Fausset, aguardando revisão]

5 Então o profeta Jeremias disse ao profeta Hananias, diante dos sacerdotes e diante de todo o povo que estava na casa do SENHOR.

Comentário de A. R. Fausset

o profeta Jeremias – o epíteto “o profeta” – é prefixado por “Jeremias” ao longo deste capítulo, para corresponder ao mesmo epíteto antes de “Hananias”; exceto em Jeremias 28:12, onde “o profeta” foi inserido na versão inglesa. As reivindicações rivais do verdadeiro e do falso profeta são assim colocadas no contraste mais proeminente. [Fausset, aguardando revisão]

6 Disse, pois, o profeta Jeremias: Amém! Assim o faça o SENHOR! Que o SENHOR confirme as tuas palavras, com que profetizaste; para que os objetos de valor da casa do SENHOR, e sejam trazidos de volta todos os cativos da Babilônia para este lugar.

Comentário de A. R. Fausset

Amém – Jeremias ora pelo povo, embora obrigado a profetizar contra eles (1Reis 1:36). O evento foi o teste designado entre previsões contraditórias (Deuteronômio 18:21-22). “Será que o que você diz é verdade!” Eu prefiro a segurança do meu país, mesmo para a minha própria opinião. Os profetas não tiveram nenhum prazer em anunciar o julgamento de Deus, mas o fizeram como uma questão de dever severo, não se despojando de seus sentimentos naturais de tristeza pela desgraça de seu país. Compare Êxodo 32:32; Romanos 9:3, como exemplos de como os servos de Deus, dedicados apenas à glória de Deus e à salvação do país, esqueceram-se e expressaram desejos em um estado de sentimento transportado para fora de si mesmos. Assim, Jeremias não queria diminuir nada da palavra de Deus, embora, como judeu, ele expressasse o desejo por seu povo (Calvino). [Fausset, aguardando revisão]

7 Porém ouve agora esta palavra, que eu falo aos teus ouvidos e aos ouvidos de todo o povo:

Comentário de A. W. Streane

(7-9) A passagem constitui uma ajuda importante para nossa compreensão da real natureza da profecia do Antigo Testamento. Os verdadeiros profetas não bajulavam com promessas de boa sorte, visto que seu objetivo era pregar arrependimento e reforma a um mundo pecaminoso. Qualquer prosperidade futura que eles contemplassem só poderia ser subsequente à purificação do mal pelos julgamentos divinos. Para tal atitude por parte do profeta, coragem e abnegação eram necessárias; portanto, a presunção era segura de que aquele que falava assim era enviado por Deus e, portanto, recusava-se a ceder por motivos egoístas aos desejos de seus ouvintes. Nada poderia valer contra esse argumento em prova da confiabilidade do verdadeiro profeta, exceto o cumprimento real da previsão de seu oponente em contrário. Foi provavelmente ao perceber isso que Hananias, apesar do risco de exposição envolvido, fixou uma data antecipada para o cumprimento de sua previsão agradável (Jeremias 28:3), e então teve sua própria arma virada contra ele (Jeremias 28:16). f.). Para esta passagem, compare com Deuteronômio 18:22, também Jeremias 13:1-3. [Streane, aguardando revisão]

8 Os profetas que foram antes de mim e antes de ti, desde os tempos antigos, profetizaram contra muitas terras e grandes reinos, guerra, aflição, e pestilência.

Comentário de A. R. Fausset

antes de mim – Oséias, Joel, Amos e outros.

mal – alguns manuscritos, leia “fome”, que é mais comumente associado com a especificação de guerra e pestilência (Jeremias 15:2; 18:21; 27:8,13). Mas o mal aqui inclui todas as calamidades que fluem da guerra, não apenas a fome, mas também a desolação etc. O mal, sendo a leitura mais difícil, é menos provável de ser a interpolada do que a fome, que provavelmente se originou em copiar as passagens paralelas. [Fausset, aguardando revisão]

9 O profeta que profetizar paz, quando suceder a palavra daquele profeta, será reconhecido tal profeta, que o SENHOR verdadeiramente o enviou.

Comentário de A. R. Fausset

paz – Hananias não havia dado nenhum aviso quanto à necessidade de conversão, mas havia predito a prosperidade incondicionalmente. Jeremias não diz que todos são profetas verdadeiros que predizem verdades em qualquer instância (que Deuteronômio 13:1-2); mas afirma apenas o inverso, a saber, que quem, como Hananias, prediz o que o evento não confirma, é um falso profeta. Existem dois testes de profetas: (1) O evento, Deuteronômio 18:22. (2) A palavra de Deus, Isaías 8:20. [Fausset, aguardando revisão]

10 Então o profeta Hananias tomou o jugo do pescoço do profeta Jeremias, e o quebrou,

Comentário de A. R. Fausset

o jugo – (Jeremias 27:2). Audácia ímpia para quebrar o que Deus havia designado como uma promessa solene do cumprimento de Sua palavra. Por isso, Jeremias não dá resposta (Jeremias 28:11; Mateus 7:6). [Fausset, aguardando revisão]

11 E falou Hananias diante dos olhos de todo o povo, dizendo: Assim diz o SENHOR: Desta maneira quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, dentro do tempo de dois anos, de sobre o pescoço de todas as nações. E Jeremias saiu dali.

Comentário de Keil e Delitzsch

Se Hananias tivesse sido enviado pelo Senhor, ele poderia ter ficado satisfeito com a fala de Jeremias, e ter esperado pela resolução do assunto. Mas ao invés disso, ele procura, por meio da violência, assegurar a credibilidade de sua profecia. Ele tira o jugo do pescoço do profeta e o quebra em pedaços, como ele repete diante do povo sua previsão anterior: “Assim disse Javé: Mesmo assim eu quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, do pescoço de todas as nações dentro de dois anos”. – Jeremias seguiu seu caminho sem responder uma palavra, confiando calmamente ao Senhor a vindicação da verdade de sua própria palavra. [Delitzsch]

12 Mas depois que o profeta Hananias quebrou o jugo do pescoço do profeta Jeremias, veio a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:

Comentário de E. H. Plumptre

A narrativa sugere o pensamento de um tempo de sofrimento silencioso e de oração, ao qual a “palavra do Senhor” veio como resposta. E essa palavra declarava, mantendo o mesmo simbolismo de antes, que todas as tentativas de resistência ao poder que era para então o flagelo e, portanto, o servo de Jeová, só terminariam em uma escravidão mais amarga e agravada. No “jugo de ferro” temos um eco de Deuteronômio 28:48. [Plumptre, aguardando revisão]

13 Vai, e fala a Hananias, dizendo: Assim diz o SENHOR: Jugos de madeira quebraste, mas farás em seu lugar jugos de ferro.

Comentário de A. R. Fausset

madeira… tu farás… ferro – Não aqui, “quebraste… madeira” e “eu farei… ferro” (compare Jeremias 28:16). Os mesmos falsos profetas que, exortando os judeus a se rebelarem, fizeram com que eles se livrassem do jugo comparativamente fácil da Babilônia, trazendo assim um jugo mais severo imposto por aquela cidade. “Jugos de ferro”, aludindo ao Deuteronômio 28:48. É melhor tomar uma cruz leve em nosso caminho do que puxar um peso maior em nossas próprias cabeças. Podemos escapar da destruição de providências, submetendo-nos a providências humilhantes. Então, espiritualmente, contraste o “jugo suave” de Cristo com o “jugo da servidão” da lei (Atos 15:10; Gálatas 5:1). [Fausset, aguardando revisão]

14 Porque assim diz o SENHOR dos exércitos, Deus de Israel: Jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas estas nações, para que sirvam a Nabucodonosor rei da Babilônia, e a ele servirão; e até os animais do campo eu lhe dei.

Comentário de A. R. Fausset

Eu coloquei – Embora Hananias e aqueles como ele fossem instrumentos secundários ao trazer o jugo de ferro sobre a Judéia, Deus foi a grande Primeira Causa (Jeremias 27:4-7). [Fausset, aguardando revisão]

15 E disse o profeta Jeremias ao profeta Hananias: Agora ouve, Hananias: o SENHOR não te enviou, porém tu fizeste este povo confiar em mentiras.

Comentário de A. R. Fausset

confiar em uma mentira – (Jeremias 29:31; Ezequiel 13:22). [Fausset, aguardando revisão]

16 Por isso assim diz o SENHOR: Eis que eu te expulso de sobre a face da terra; morrerás neste ano, porque falaste rebelião contra o SENHOR.

Comentário de A. R. Fausset

morrerás – A previsão foi proferida no quinto mês (Jeremias 28:1); A morte de Hananias ocorreu no sétimo mês, ou seja, dois meses depois da previsão, respondendo com terrível significado aos dois anos em que Hananias havia predito que o jugo imposto pela Babilônia terminaria.

rebelião – oposição à direção clara de Deus, para que todos se submetam à Babilônia (Jeremias 29:32). [Fausset, aguardando revisão]

17 E morreu o profeta Hananias no mesmo ano, no sétimo mês.

Comentário de A. W. Streane

no sétimo mês – ou seja, dentro de dois meses (ver Jeremias 28:1). [Streane, aguardando revisão]

<Jeremias 27 Jeremias 29>

Visão geral de Jeremias

No livro de Jeremias, o profeta “anuncia que Deus irá julgar os pecados de Israel com um exílio para a Babilônia. E então, ele vive os horrores das suas previsões. Tenha uma visão geral deste livro através do vídeo a seguir produzido pelo BibleProject. (8 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao Livro de Jeremias.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.