Igreja

Derivado provavelmente do grego kuriakon (ou seja, “a casa do Senhor”), que foi usado por autores antigos para o local de culto.

No Novo Testamento é a tradução da palavra grega ecclesia, que é sinônimo do hebraico _kahal_ do Antigo Testamento, ambas as palavras significando simplesmente uma assembléia, o caráter do qual só pode ser conhecido a partir da conexão na qual a palavra é encontrada . Não há um exemplo claro de seu uso para um local de reunião ou de culto, embora em tempos pós-apostólicos tenha recebido este significado. Nem esta palavra é usada para denotar os habitantes de um país unido na mesma profissão, como quando dizemos a “Igreja da Inglaterra”, a “Igreja da Escócia”, etc.

Encontramos a palavra ecclesia usada nos seguintes sentidos no Novo Testamento: (1.) Ela é traduzida como “assembléia” no sentido clássico comum (Atos 19:32, 39, 41).

(2) Ele denota todo o corpo dos redimidos, todos aqueles que o Pai deu a Cristo, a igreja católica invisível (Efésios 5:23, 25, 27, 29; Hebreus 12:23).

(3) Alguns cristãos associados na observação das ordenanças do evangelho são uma ecclesia (Romanos 16:5; Colossenses 4:15).

(4.) Todos os cristãos em uma determinada cidade, quer reunissem em um só lugar ou em vários lugares para o culto religioso, eram uma ecclesia. Assim, todos os discípulos em Antioquia, formando várias congregações, eram uma igreja (Atos 13:1); também lemos da “igreja de Deus em Corinto” (1Coríntios 1:2), “a igreja em Jerusalém” (Atos 8:1), “a igreja de Éfeso” (Apocalipse 2:1), etc. .

(5) Todo o corpo de cristãos professos em todo o mundo (1Coríntios 15:9; Gálatas 1:13; Mateus 16:18) é a igreja de Cristo.

A igreja visível “consiste em todos aqueles em todo o mundo que professam a verdadeira religião, juntamente com seus filhos”. É chamado de “visível” porque seus membros são conhecidos e seus conjuntos são públicos. Aqui há uma mistura de “trigo e joio”, de santos e pecadores. “Deus ordenou a seu povo que se organizasse em distintas comunidades eclesiásticas visíveis, com constituições, leis e oficiais, distintivos, ordenanças e disciplina, com o grande propósito de dar visibilidade a seu reino, de tornar conhecido o evangelho daquele reino, e de reunir em todos os seus assuntos eleitos. Cada uma destas distintas comunidades organizadas que é fiel ao grande Rei é uma parte integrante da igreja visível, e todos juntos constituem a igreja visível católica ou universal “. Uma profissão credível da verdadeira religião constitui uma pessoa membro desta igreja. Este é “o reino dos céus”, cujo caráter e progresso são estabelecidos nas parábolas registradas em Mt. 13

Os filhos de todos os que professam a verdadeira religião são membros da igreja visível junto com seus pais. As crianças estão incluídas em cada aliança que Deus já fez com o homem. Eles vão junto com seus pais (Gênesis 9:9-17; 12:1-3; 17:7; Êxodo 20:5; Deuteronômio 29:10-13). Pedro, no dia de Pentecostes, no início da dispensação do Novo Testamento, anuncia o mesmo grande princípio. “A promessa [assim como a Abraão e sua Sé d as promessas foram feitas] é para você e para seus filhos” (Atos 2:38, 39). Os filhos dos pais crentes são “santos”, ou seja, são “santos”, um título que designa os membros da igreja cristã (1Coríntios 7:14). (Veja BATISMO)

A igreja invisível “consiste no número inteiro dos eleitos que foram, são ou serão reunidos em um sob a direção de Cristo, sua cabeça”. Esta é uma sociedade pura, a igreja na qual Cristo habita. É o corpo de Cristo. é chamado de “invisível” porque a maior parte daqueles que o constituem já estão no céu ou ainda estão por nascer, e também porque seus membros ainda na terra não podem ser distinguidos. As qualificações de associação são internas e estão ocultas. Não é visto senão por aquele que “procura no coração”. “O Senhor conhece os que são seus” (2Timóteo 2:19).

A igreja à qual pertencem os atributos, prerrogativas e promessas pertencentes ao reino de Cristo, é um corpo espiritual que consiste de todos os crentes verdadeiros, ou seja, a igreja invisível.

(1) Sua unidade. Deus já teve apenas uma igreja na terra. Às vezes falamos da Igreja do Antigo Testamento e da igreja do Novo Testamento, mas eles são um e o mesmo. A igreja do Antigo Testamento não deveria ser mudada, mas ampliada (Isaías 49:13-23; 60:1-14). Quando os judeus forem finalmente restaurados, eles não entrarão em uma nova igreja, mas serão enxertados novamente em “sua própria oliveira” (Romanos 11:18-24; comp. Efésios 2:11-22). Os apóstolos não criaram uma nova organização. Sob o seu ministério, os discípulos foram “adicionados” à “igreja” já existente (Atos 2:47).

(2) Sua universalidade. É a igreja “católica”; não se limita a qualquer país ou organização exterior, mas compreende todos os crentes em todo o mundo.

(3) Sua perpetuidade. Ele continuará através de todas as idades até o fim do mundo. Nunca pode ser destruído. É uma “bondade eterna”.

Adaptado de: Illustrated Bible Dictionary (Church)