Colossenses 3:3

Pois já morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

já morrestes [de uma vez por todas com Cristo, em quem vocês são um pela fé]. Compare com Colossenses 2:20Romanos 6:2,4,7,10; Gálatas 2:20. Não se diz, Você deve morrer literalmente ao mundo para se tornar morto com Cristo; mas isto é tido como realizado de uma vez por todas por Cristo, nosso Representante, com quem nos identificamos na regeneração: então, desenvolva esta vida espiritual na prática. “Ninguém anseia pela vida eterna, incorruptível e imortal, a menos que esteja cansado desta vida temporal, corruptível e mortal” (Agostinho).

vossa vida está escondida com Cristo (compare com Colossenses 3:4; 1:52:3Mateus 11:25; Jo 3:16; 4:14; 5:21,24,40; 6:39,40; 10:28-30; 14:19Romanos 5:1021; 8:2,34-39; 1Coríntios 2:14; 15:45;  2Coríntios 5:7; Filipenses 4:7; Hebreus 7:251Pedro 1:3-5; 3:41João 3:2Apocalipse 2:17) – como uma semente enterrada na terra (compare com Romanos 6:5). Como a glória de Cristo agora está escondida do mundo, assim também a glória da vida interior dos crentes, procedendo da comunhão com Ele, ainda está escondida com Cristo em Deus; mas (Colossenses 3:4) quando Cristo, a sua Fonte e Essência, se manifestar em glória, então a sua vida escondida será manifestada. A comunhão secreta do cristão com Deus, às vezes, torna-se manifesta sem a sua intenção (Mateus 5:14,16); mas sua plena manifestação está na manifestação de Cristo (Mateus 13:43; Romanos 8:19-23). “Ainda não está manifesto o que seremos” (1João 3:2; 1Pedro 1:7). Por enquanto, os cristãos ainda nem sempre reconhecem a “vida” uns dos outros, e mesmo por vezes duvidam da sua própria vida, tão fraca é, e tão assediada pelas tentações (Salmo 51:1-19; Romanos 7:1-25).

em Deus – a quem Cristo ascendeu. Nossa “vida está reservada”  para nós em Deus (Colossenses 1:5), e é assegurada pelo decreto daquele que é invisível para o mundo (2Timóteo 4:8). [JFU, 1866]

Comentário de L. B. Radford

Paulo volta ao pensamento da morte simbólica e sepultamento da alma no batismo. Você ressuscitou… mas somente para Deus. O mundo de agora em diante nada sabe de sua nova vida, e (como consequência) sua nova vida não deve saber nada do mundo’, Lightfoot. Bengel observa: ‘o mundo não conhece Cristo nem os cristãos e, de fato, nem mesmo os cristãos conhecem a si mesmos’; eles não podem ver o funcionamento interno de sua nova vida. A nova vida está escondida do mundo; está escondido da própria observação do cristão. compare com João 14:17-19; o mundo não pode receber o espírito da verdade porque não está olhando para ele e, portanto, não o reconhece; não está olhando para Cristo, mas os discípulos estão; ‘porque eu vivo, vós também vivereis’. A alma, diz Agostinho, não está onde vive, mas onde ama. Nem é esta vida de outro mundo a coisa egoísta ou infrutífera aparentemente implícita por este epíteto. “É apenas na medida em que a vida está escondida com Cristo em Deus que ela pode realmente se mostrar sem restrição ou cansaço, atendendo a todas as necessidades do mundo de simpatia e serviço” (Dawson Walker, p. 124). ‘Quando ressuscitado com Cristo você tem um Tesouro, um Tesoureiro e um Tesouro. “Sua vida”, esse é o seu Tesouro; “está escondido com Cristo”, Ele é seu Tesoureiro; “em Deus”, esse é o seu Tesouro. Sua vida está escondida por sigilo e por segurança. O mundo não conhece os filhos de Deus; eles extraem sua força e inspiração de uma fonte secreta, eles fixam suas esperanças em coisas invisíveis. Sua vida está escondida dos olhos dos homens” (Ralph Erskine, citado em Hastings, Great Texts, Efésios to Colossenses, pp. 511-12). [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 3:2 Colossenses 3:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.