Colossenses 3:4

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.

Cristonossa vida (compare com Jo 11:25; 14:6; 20:31Atos 3:15Gálatas 2:202Timóteo 1:1Isaías 25:891João 1:12; 5:12Apocalipse 2:7; 22:1,14).

se manifestar (compare com 1Timóteo 6:142Timóteo 4:8Tito 2:13Hebreus 9:281Pedro 5:41João 2:28; 3:2).

também vós vos manifestareis com ele em glória (compare com Salmo 17:15; 73:24Isaías 25:89Mateus 13:43Jo 6:39,40; 14:3; 17:241Coríntios 15:432Coríntios 4:17Filipenses 3:211Tessalonicenses 4:172Tessalonicenses 1:10-12Judas 1:24). A vida espiritual que nossas almas têm agora Nele será estendida aos nossos corpos (Romanos 8:11).

Os que esperam uma igreja perfeita antes disso erram. A verdadeira Igreja é agora militante. Roma erra ao tentar estabelecer agora uma Igreja reinante e triunfante. A Igreja será visivelmente perfeita e reinante, quando Cristo for visivelmente manifestado como a sua Cabeça reinante. Roma, tendo deixado de procurar por Ele em paciente fé, montou uma fachada visível, uma falsa antecipação do reino milenar. O papado usurpou aquela glória que é um objeto de esperança, e só pode ser alcançada carregando a cruz. Quando a Igreja se tornou uma prostituta, ela deixou de ser uma noiva que vai ao encontro de seu Noivo. Assim, o reino milenar deixou de ser procurado (Auberlen). [JFU, 1866]

Comentário de L. B. Radford

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar. Alguns comentaristas traduzem quando Cristo deve se manifestar como nossa vida’, ou seja, deve ser revelado no caráter de nossa vida, refletido em nossa conduta. Mas o grego dificilmente suportará essa construção. A referência é claramente à revelação final de Cristo em toda a Sua majestade. Enquanto isso, a nova vida não é meramente compartilhada com Cristo; é Cristo. Compare com João 9:25, 1 João 5:11, 12, e também Gálatas 2:20, Filipenses 1:21. Há uma boa autoridade de manuscrito para a leitura de sua vida, mas provavelmente é uma correção precoce de um suposto erro. O transcritor perdeu o ponto de inclusão de Paul de si mesmo, “minha vida, bem como a sua”. Compare com a transição de você para nós em 2:13, 14.

então também vós vos manifestareis com ele em glória. Compare com 1João 3:2, ‘sabemos que, se ele se manifestar, seremos semelhantes a ele’. Esta perspectiva é a compensação pelo sofrimento agora por e com Cristo, Romanos 8:17, 18; é a meta da expectativa inconsciente do mundo sofredor da natureza, à espera da revelação dos filhos de Deus’. compare com também 1Pedro 4:13, 5:4. Dibelius observa que nesses versículos (3:1-4) temos misticismo e escatologia lado a lado’. A combinação é uma resposta eficaz de antemão àqueles críticos que insistem na incompatibilidade da experiência mística e da expectativa escatológica, ou que identificam Paulo com uma ou outra predominantemente ou exclusivamente. Dibelius poderia ter acrescentado moralidade ao misticismo e à escatologia; pois Paulo passa imediatamente a elaborar essa consciência de Cristo agora e essa contemplação da futura Vinda de Cristo em um ideal prático de conduta cristã. Entre a experiência presente de Cristo e a expectativa do Cristo futuro está a exibição de Cristo na vida diária. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 3:3 Colossenses 3:5 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.