Significado de fé

A é em geral a convicção de que uma certa afirmação é verdadeira (Filipenses 1:27; 2Tessalonicenses 2:13). Sua ideia principal é a confiança. Uma coisa é verdadeira e, portanto, digna de confiança. Ela possui gradualidade culminando na plena certeza da fé, de acordo com as evidências em que se baseia.

A fé é o resultado do ensino (Romanos 10:14-17). O conhecimento é um elemento essencial em toda a fé, e às vezes é falado como um equivalente à fé (Jo 10:38; 1João 2:3). No entanto, os dois são distintos a esse respeito, que a fé inclui nele o assentimento, que é um ato da vontade além do ato do entendimento. O assentimento à verdade é da essência da fé, e o fundamento último sobre o qual repousa o nosso assentimento a qualquer verdade revelada é a veracidade de Deus.

A fé histórica é a percepção e aceitação de certas afirmações que são consideradas como meros fatos da história.

A fé temporária é aquele estado mental que é despertado nos homens (por exemplo, Felix) pela exibição da verdade e pela influência da simpatia religiosa, ou pelo que às vezes é denominado a operação comum do Espírito Santo.

A fé salvadora é assim chamada porque tem a vida eterna inseparavelmente ligada a ela. Não pode ser melhor definida do que nas palavras do Breve Catecismo de Westminster: “A fé em Jesus Cristo é uma graça salvadora, pela qual nós recebemos e descansamos sobre Ele somente para a salvação, como Ele nos é oferecido no Evangelho”.

O objeto da fé salvadora é toda a Palavra revelada de Deus. A fé aceita e acredita nisso como a verdade mais segura. Mas o ato especial de fé que une a Cristo tem como objeto a pessoa e a obra do Senhor Jesus Cristo (Jo 7:38; Atos 16:31). Este é o ato específico da fé pelo qual um pecador é justificado diante de Deus (Romanos 3:22,25; Gálatas 2:16; Filipenses 3:9; Jo 3:16-36; Atos 10:43; 16:31). Neste ato de fé o crente se apropria e descansa em Cristo como Mediador em todos os seus ofícios.

Este consentimento ou crença na verdade recebida sobre o testemunho divino tem sempre associado a ele uma profunda consciência do pecado, uma visão distinta de Cristo, uma vontade de consentimento e um coração amoroso, juntamente com uma dependência, uma confiança ou um descanso em Cristo. É esse estado de espírito em que um pobre pecador, consciente de seu pecado, foge de sua culpa para Cristo, seu Salvador, e transfere sobre ele o peso de todos os seus pecados. Consiste principalmente, não no assentimento dado ao testemunho de Deus em sua Palavra, mas em abraçar com confiança o único Salvador que Deus revela. Essa confiança e repouso é a essência da fé. Pela fé o crente se apropria diretamente e imediatamente de Cristo como seu. A fé em seu ato direto faz com que Cristo seja nosso. Não é uma obra que Deus aceita graciosamente ao invés da perfeita obediência, mas é apenas a mão pela qual nos apoderamo da pessoa e a obra do nosso Redentor como a única base da nossa salvação.

A fé salvadora é um ato moral, pois procede de uma vontade renovada, e uma renovada vontade é necessária para acreditar no consentimento à verdade de Deus (1Coríntios 2:14; 2Coríntios 4:4). A fé, portanto, tem sua sede na parte moral de nossa natureza tanto quanto na intelectual. A mente deve primeiro ser iluminada pelo ensino divino (Jo 6:44; Atos 13:48; 2Coríntios 4:6; Efésios 1:17-18) antes que possa discernir as coisas do Espírito.

O motivo ou fundamento da fé é o testemunho divino, não a razoabilidade do que Deus diz, mas o simples fato de que Ele o diz. A fé repousa imediatamente sobre: “Assim diz o Senhor”.

A fé em Cristo assegura ao crente a libertação da condenação, ou justificação diante de Deus; a participação na vida que está em Cristo, a vida divina (Jo 14:19; Romanos 6:4-10; Efésios 4:15-16, etc.); “paz com Deus” (Romanos 5:1); e santificação (Atos 26:18; Gálatas 5:6; Atos 15:9).

Todos os que assim creem em Cristo serão certamente salvos (Jo 6:37,40; 10:27-28; Romanos 8:1).

A fé = o evangelho (Atos 6:7; Romanos 1:5; Gálatas 1:23; 1Timóteo 3:9; Judas 1:3).

Significado de “medida da fé” em Romanos 12:6

Paulo diz aqui que cada um deve exercer seu dom de profecia, ou seja, de ensinar, “de acordo com a proporção da fé”. O significado é que as elocuções do “profeta” não deveriam flutuar de acordo com seus próprios impulsos ou pensamentos independentes, mas deveriam ser ajustadas à verdade revelada a ele como um crente, isto é, deveriam estar de acordo com ele.

Nos tempos pós-Reforma, esta frase foi usada no sentido de que toda a Escritura deveria ser interpretada com referência a todas as outras Escrituras, ou seja, que nenhuma palavra ou expressão deveria ser isolada ou interpretada de maneira contrária ao seu ensino geral. Isso também foi chamado de “analogia da fé”.

Adaptado de: Illustrated Bible Dictionary (Faith, Propostion of faith).