Colossenses 3:15

E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um só corpo, governe em vossos corações. E sede agradecidos.

Em outras palavras, “Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo” (NVI).

a paz de Cristo (compare com Salmo 29:11Isaías 26:3; 27:5; 57:15,19Jo 14:27; 16:33Romanos 5:1; 14:17; 15:132Coríntios 5:19-21Efésios 2:12-18; 5:1Filipenses 4:7) – ou então, “a paz de Deus” (ACF, BKJ).

para a qual também fostes chamados em um só corpo (compare com 1Coríntios 7:15Efésios 2:1617; 4:4,16).

E sede agradecidos (compare com Colossenses 3:17; 1:12; 2:7Salmo 100:4; 107:22; 116:17Jonas 2:9Lucas 17:16-18Romanos 1:212Coríntios 4:15; 9:11Efésios 5:20Filipenses 4:61Tessalonicenses 5:181Timóteo 2:1Hebreus 13:15Apocalipse 7:12).

Comentário de L. B. Radford

E a paz de Cristo. King James aqui a paz de Deus é a verdadeira leitura em Filipenses 4:7. A mesma variação é encontrada na frase inversa o Deus da paz, Romanos 15:33, 16:20, 2Coríntios 13:11, Filipenses 4:9, 1Tessalonicenses 5:23, Hebreus 13:20, e o Senhor da paz, 2 º. 3:16, onde o Senhor significa Cristo. A paz de Cristo é a paz que Ele dá, João 14:27, e que Ele é em Si mesmo, Efésios 2:14. Abbott vê aqui também a idéia de uma paz ‘que pertence ao Seu reino em virtude de Sua soberania’, compare com a frase legal e proverbial ‘a paz do rei’. Esta paz de Cristo em João 14:27 é a paz de Sua presença na alma, parte da promessa do Consolador – a paz da libertação do medo e da ansiedade; assim também em Filipenses 4:7, e na coleta para a paz ao entardecer. Em Efésios 2:14 é a paz da reconciliação conquistada pela Cruz, a reconciliação de judeus e gentios, unidos na nova vida de união com Ele. Aqui o contexto é a favor da idéia de paz da Igreja, paz entre os membros do Corpo, ‘o senso de unidade nEle com nossos semelhantes e com Deus’ (Ellicott). Mas a ideia de paz dentro da alma está implícita, se não for expressa; somente as almas em paz com Deus podem estar em paz com os homens.

para a qual também fostes chamados. A preposição de Grego pode significar em ou para qual paz, denotando uma experiência imediata a ser desfrutada, sua entrada em seu batismo em uma atmosfera de paz, enquanto até denota uma experiência final a ser alcançada, o objetivo do progresso cristão. .Também não vai com o que, ou seja, chamado à paz bem como para as virtudes já mencionadas, mas com vós fostes chamados, ou seja, o seu apelo foi mais uma consideração em apoio do apelo do apóstolo.

O chamado de Deus refere-se às vezes (1) à escuta do Evangelho, (2) à conversão que se seguiu à sua aceitação, (3) ao batismo que selou a conversão, (4) ao início da vida cristã, sem qualquer referência a qualquer estágio ou fase em particular, (5) ao propósito divino que foi cumprido por sua entrada na vida cristã.

em um só corpo. Ou (1) as circunstâncias de sua chamada; eles foram chamados não como indivíduos, mas como membros do Corpo; eles não fizeram o Corpo tornando-se cristãos – foi o Corpo que os fez cristãos; ou mais provavelmente (2) o resultado de sua chamada; eles foram chamados para habitar em um corpo. O corpo não é um corpo de pessoas que crêem em Cristo, mas o Corpo de Cristo ao qual pertencem por Seu ato; a vida do corpo não é o espírito corporativo de uma sociedade humana, mas a habitação do Espírito de Deus. Esta ideia da natureza mística do corpo é elaborada em Efésios 2:16 ss, 4:3 ss. Aqui Paulo simplesmente enfatiza a necessidade da resposta humana e da correspondência com a unidade do Espírito divino.

governe em vossos corações. O verbo Grego significa (1) atuar como árbitro ou juiz em uma competição, atlética ou política, (2) arbitrar ou decidir, (3) dirigir ou controlar. Veja nota sobre o verbo composto em 2:18. ‘Onde quer que haja um conflito de motivos ou impulsos ou razões, a paz de Cristo deve intervir e decidir qual deve prevalecer’, Lightfoot; ‘resolver todas as questões’, Weymouth; ‘decidir todas as dúvidas’, Twent.-Cent NT. A paz que assim decide pode ser a lembrança deliberada ou instintiva de nossa unidade em Cristo como consideração suprema; a todo custo que não deve ser violado ou prejudicado. Ou pode ser a presença mística de Cristo à luz da qual a questão certa se destaca. Crisóstomo comenta: ‘não deve decidir a paixão, nem o preconceito, nem qualquer ideia humana de paz; a idéia de paz do homem é autodefesa, evitar o perigo”. É duvidoso que a ideia de conflito seja proeminente ou mesmo presente aqui. Abbott traduz simplesmente, ‘deixe a paz de Cristo ser o princípio dominante em seus corações’, onde é claro que deve governar primeiro se é para governar a fala e a ação.

A paz de Cristo ou de Deus é retratada vividamente em três cenários parabólicos. (a) Em Filipenses 4:7 é a paz de defesa contra perigo, dificuldade ou dúvida; é a figura da sentinela divina em guarda, como o capitão do exército do Senhor tranquilizando Josué fora dos muros de Jericó, Josué 5:13-15. (b) Em Colossenses 3:15 é a paz da decisão, a figura do juiz divino em seu assento dentro do coração, uma presença à luz da qual tudo o que é mais alto e mais nobre se destaca mais claro e mais forte, e tudo o que é mais baixo e o mais baixo se encolhe no silêncio e na vergonha da impotência. (c) Em Efésios 6:15 é a paz da disciplina, da prontidão para o serviço, ‘calçada com a preparação do evangelho da paz’ ​​- é a figura do soldado cristão equipado para manter-se firme ou mover-se rapidamente nos negócios do rei. E há uma conexão estreita entre esses exemplos de paz divina em ação; significa segurança, certeza, serviço.

E sede agradecidos. O adjetivo grego eucharistos usado aqui significa gracioso, beneficente, de pessoas, deuses ou homens, ou agradável, de coisas, e depois agradecido. Ocorre uma vez na Septuaginta Provérbios 11:16 de uma mulher graciosa; nunca no Novo Testamento, exceto aqui. Aqui pode significar (1) cordial, gentil, o tipo de temperamento que preserva e promove a paz em qualquer sociedade; mas (2) em vista da ênfase recorrente em ação de graças nesta epístola (2:12, 2:7, 3:17, 4:2) quase certamente significa agradecido. A gratidão pode ser mencionada aqui (a) como um motivo de gratidão por seu chamado cristão deve torná-los ansiosos para preservar a paz e a felicidade da comunidade; (b) como perspectiva – a paz e a felicidade da comunidade frutificarão em ação de graças a Deus; ou, mais provavelmente, (c) como uma virtude adicional e dever de coroar a todos, esqueçam-se em ação de graças a Deus’. Se o fato de que o verbo Grego não é ser, mas tornar-se deve ser pressionado estritamente, pode implicar que ‘o ideal ainda não foi alcançado’ (Abbott), ou pode significar simplesmente ‘e tente ser grato, como você descobrirá é fácil ser, se vocês estão em paz entre vocês’. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 3:14 Colossenses 3:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.