Colossenses 3:16

A palavra de Cristo habite abundantemente em vós; ensinem e aconselhem-se uns aos outros em toda a sabedoria; louvem a Deus com salmos, hinos, e cânticos espirituais, com gratidão no vosso coração.

A palavra de Cristo (compare com Jo 5:39,402Timóteo 3:15Hebreus 4:1213Hebreus 4:12131Pedro 1:1112Apocalipse 19:10habite (compare com Deuteronômio 6:6-9; 11:18-20Jó 23:12Salmo 119:11Jeremias 15:16Lucas 2:51Jo 15:71João 2:14,24,272João 1:2).

abundantemente (compare com 1Timóteo 6:17Tito 3:6).

ensinem e aconselhem-se uns aos outros (compare com Colossenses 1:28Romanos 15:141Tessalonicenses 4:18Provérbios 2:671Tessalonicenses 5:11122Tessalonicenses 3:15Hebreus 12:12-15) em toda sabedoria (compare com Colossenses 1:91Reis 3:9-12,28Provérbios 2:67; 14:8; 18:1Efésios 1:17; 5:17Tiago 1:5; 3:17).

louvem a Deus (compare com Salmo 28:7; 30:11,12; 47:6,7; 63:4-6; 71:23; 103:1,2; 138:11Coríntios 14:15).

com salmos, hinos (compare com Mateus 26:301Coríntios 14:26Efésios 5:19Tiago 5:13).

e cânticos (compare com 1Crônicas 25:7Neemias 12:46Salmo 32:7; 119:54Cânticos 1:1Isaías 5:1; 26:1; 30:29Apocalipse 5:9; 14:3; 15:3) espirituais. Não necessariamente inspirados, como as Escrituras, mas repletos de verdades espirituais. No entanto, há possibilidade, com base na recente menção à “palavra de Cristo”, que os “cânticos” aqui referidos sejam decorrentes de autoria inspirada. [Cambridge, 1898]

Comentário de L. B. Radford

A palavra de Cristo. Duas questões devem ser determinadas, (1) o texto verdadeiro, (2) seu significado exato. (1) Há duas leituras variantes em manuscritos gregos, a palavra do Senhor e a palavra de Deus. Ambas as frases são frequentes em Atos. Nas epístolas a palavra de Deus é a frase usual; Paulo só usa a palavra do Senhor (ou seja, Cristo) em 1Tessalonicenses 1:8 e em 2Tessalonicenses 3:1. A palavra de Cristo não ocorre em nenhum outro lugar no Novo Testamento. O peso da evidência textual é a favor de Cristo; as outras leituras podem muito bem ter surgido como tentativas de corrigir uma frase incomum. (2) Para fins de explicação, a alternativa da palavra do Senhor (ou seja, Cristo) pode ser incluída. Em Lucas 22:61, João 18:32, Atos 11:16 e no plural ‘as palavras do Senhor Jesus’ em Atos 20:35, a referência é claramente a um dito particular de Jesus. Em 1 Tessalonicenses 4:15, ‘nós vos dizemos pela palavra do Senhor’, a referência pode ser a um dito não registrado de Cristo ou a uma revelação direta que Paulo recebeu do Senhor. Em 1 Timóteo 6:3, ‘as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo’ parecem significar Seu ensino registrado ou lembrado em geral. Mas principalmente ‘a palavra do Senhor’ é a mensagem do Evangelho considerada não como uma mensagem sobre Cristo, mas uma mensagem de Cristo por meio de Seus apóstolos. Na presente passagem, Lightfoot entende que ‘a palavra de Cristo’ significa ‘a presença de Cristo no coração como um monitor interior’. Mas as passagens que ele cita em apoio, por exemplo, 1 João 2:14, ‘a palavra de Deus permanece em você’, dificilmente suportarão essa interpretação. Westcott considera a palavra de Deus como sendo ‘a mensagem do Evangelho, a coroa da revelação’, embora reconhecendo que a palavra é um poder vivo porque é a revelação de um Deus vivo. Paulo provavelmente está pensando aqui no ensino de Cristo em geral.

habite abundantemente em vós. A palavra Grega para habitar é usada por Paulo para o pecado, Romanos 7:17; do Espírito, Romanos 8:9, 11, 2 Timóteo 1:14; de Deus habitando no homem como em um templo, 2Coríntios 6:16 (uma citação de Levítico 26:11, 12); da fé, 2 Timóteo 1:5. Outro composto de ‘habitar’ é usado em Efésios 3:17 de Cristo habitando em nossos corações por meio de nossa fé, e em Tiago 4:5 do Espírito. Em você, ou seja, (1) em seus corações, compare com Romanos 8:9,11, Efésios 3:17, ou (2) entre vocês, embora isso dificilmente se adapte à idéia de habitar, ou (3) em você como um corpo , que se adapta tanto ao contexto anterior quanto ao seguinte. “Neste ponto o Apóstolo volta-se para o lado mais distintamente religioso da vida cristã em seu aspecto corporativo, como se manifestava em assembléias para adoração e em reuniões sociais com um colorido religioso” (M. Jones, p. 98).

abundantemente. Paulo usa este advérbio em 1 Timóteo 6:17 da riqueza da provisão de Deus para o desfrute natural de Suas criaturas, e em Tito 3:6 da riqueza do Seu derramamento do Espírito. Veja nota sobre riquezas em 2:2. Aqui a referência parece ser para trazer à tona a riqueza da verdade contida no ensino de Cristo, “a aplicação do Evangelho multifacetado, com seus recursos infinitos, a cada departamento da atividade humana” (M. Jones , pág. 98). compare com 2:3, os tesouros da sabedoria e do conhecimento escondidos em Cristo, esperando para serem trazidos à luz e para lançar luz sobre todos os problemas da vida, e Mateus 13:52, o escriba do reino dos céus que encontra em seu tesouro verdades novo e velho.

ensinem e aconselhem-se uns aos outros. (1) Ensinar refere-se à fé cristã, admoestando para a vida cristã; os dois correspondem à fé e ao arrependimento respectivamente, embora os dois tipos de instrução dificilmente possam ser separados na prática e sejam distinguidos não por contraste, mas por graus variados de ênfase. Em 1:28 a admoestação precede o ensino assim como o arrependimento precede a fé, por exemplo, Marcos 1:15, Atos 20:21. Talvez ali Paulo esteja pensando em convertidos e aqui em cristãos confirmados, em cujo caso a exortação moral pressupõe e aplica o ensino doutrinário. O dever é baseado na doutrina. As grandes verdades da fé cristã são reveladas primeiro e depois sua influência na vida cristã. (2) Um ao outro, como em 3:13, são literalmente vocês mesmos. Eles devem ensinar e admoestar, como devem perdoar, não como meros indivíduos, mas como membros do Corpo. As ministrações privadas mútuas são a vida do Corpo ajudando e curando seus próprios membros. O que Paulo está prescrevendo aqui é orientação mútua. Parece, portanto, que ou a referência é tanto à conversação social quanto às congregações religiosas, ou que em Colossos, como em Corinto (1Coríntios 24), falar na congregação não se limitava a um ministério ordenado, mas era aberto a qualquer membro. que tinha uma mensagem para dar aos irmãos.

em toda a sabedoria. Esta frase pode ir com as palavras anteriores ou com as seguintes. (i) Em favor desta última conexão, foi instado (a) que em 1:28 é obviamente a única construção possível do grego, ‘admoendo e ensinando a todo homem em toda a sabedoria’, (b) que traz à tona um claro paralelismo entre duas exposições da palavra de Cristo, ou seja, ensinar e cantar, em toda sabedoria ensinar e admoestar… em graça cantando em seus corações’. Mas esse paralelo só é obtido separando ‘salmos, hinos e cânticos espirituais’ do canto em seus corações’ e ligando-o ao ensino e admoestação, o que certamente inclui outros métodos de expressão além do cântico sagrado. Ewald evita essa objeção fazendo dos salmos, hinos e cânticos uma expressão separada da palavra interior de Cristo, em outras palavras (1) ensinando e admoestando com toda a sabedoria, (2) com salmos, hinos e cânticos espirituais, (3) ) cantando em seus corações, ou seja, (1) instrução e admoestação mútua, (2) canto sagrado nas reuniões religiosas, (3) a música silenciosa do coração. Esta trissecção, no entanto, é muito duvidosa, compare com Efésios 5:19, onde o canto sagrado é obviamente o método de instrução e admoestação. (ii) Em favor da conexão com a habitação da palavra de Cristo, pode-se dizer (a) que o ensino e o canto têm uma explicação própria acrescentada, (b) que habitam em você ricamente ‘parece exigir conclusão. A frase completa em toda a sabedoria pode significar (1) que a palavra de Cristo deve e dará frutos ricos em todo tipo de sabedoria, ou menos provavelmente (2) que a própria riqueza desta verdade interior exigirá constante discriminação em sua inscrição.

louvem a Deuscom gratidão no vosso coração. (1) Se esta cláusula está subordinada a ‘ensinar e admoestar’, então em seus corações deve significar o espírito subjacente às suas palavras – por trás do que eles dizem ou cantam deve haver uma realidade sincera com seus corações, bem como com seus lábios’, compare com Efésios 5:19. Se for coordenado, um resultado novo e distinto da habitação da palavra de Cristo, então cantar em seus corações denota outro tipo de música sagrada, a música silenciosa de um coração agradecido. (2) O grego proíbe a conexão da graça com os corações, como se significasse ‘com graça em seus corações’. As três frases preposicionais são todas dependentes diretamente do canto. (a) A idéia de graciosidade, um tom ou maneira agradável (veja nota em 4:6) pode ser descartada como um conceito em vez de uma interpretação séria: Paulo não estava treinando um coro’ (L. Williams). (b) Graça pode se referir à graça de Deus, como em outros lugares onde ocorre sem especificação, e. g. 4:18, Atos 28:27, 2Coríntios 4:15, Gálatas 5:4, Efésios 4:7, Filipenses 1:7. Nesse caso, pode significar “inspirado pela graça de Deus” ou “em sua consciência da graça de Deus”. (c) Pode significar agradecimento ou ação de graças, compare com 1Coríntios 10:30, ‘Se eu pela graça participo (King James mg. agradecimento, o R.V. [King James, Versão Revisada] mg. com agradecimento), por que sou mau? falado por aquilo que eu dou graças?’ Esta tradução não é proibida pelo fato de que a ação de graças vem no próximo versículo. Lá, Paulo está estabelecendo o preceito geral de ação de graças como a regra de toda a vida. Aqui ele está simplesmente insistindo para que haja uma nota de gratidão em todos os cânticos sagrados.

a Deus. Não em contraste com o ensino dirigido aos homens, mas simplesmente a conclusão da idéia de música no coração, que não deve ser uma mera consciência de felicidade em sua religião, mas uma elevação consciente de seus corações a Deus. Alguns manuscritos têm para o Senhor, talvez em assimilação a Efésios 5:19, onde para o Senhor é o texto indiscutível. O Senhor ali é evidentemente Cristo, pois no versículo seguinte Ele é chamado de ‘nosso Senhor’. L. Williams observa corretamente que ‘o Pai é o objetivo final de tudo, incluindo louvor e ação de graças’, mas ele certamente está enganado ao pensar que o Senhor’ aqui teria sido ambíguo. Qualquer ambiguidade que possa estar envolvida aqui está igualmente envolvida em Efésios 5:19. Cantar com o coração a Cristo não é uma violação aqui ou ali da supremacia do Pai. compare com 1Pedro 4:11, ‘para que Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, de quem é a glória e o domínio, etc.’ [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 3:15 Colossenses 3:17 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.