Colossenses 3:12

Por isso, como escolhidos de Deus, santos e amados, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão, e paciência.

como escolhidos de Deus (compare com Isaías 42:1; 45:4; 65:9,22Mateus 24:22,24,31Marcos 13:20,22,27Lucas 18:7Romanos 8:29-33; 9:11; 11:5-72Timóteo 2:10Tito 1:11Pedro 1:22Pedro 1:102João 1:13Apocalipse 17:14). O fato de que vocês pertencerem a uma e mesma igreja; de que foram redimidos pelo mesmo sangue e escolhidos pela mesma graça, e de que são todos irmãos, deve levá-los a manifestar um espírito de bondade, mansidão e amor. [Barnes, 1870]

santos (compare com Romanos 8:29Efésios 1:41Tessalonicenses 1:3-62Tessalonicenses 2:1314).

amados (compare com Jeremias 31:3Ezequiel 16:8Romanos 1:7Romanos 12:910Efésios 4:232Efésios 2:452Timóteo 1:9Tito 3:4-61João 4:19).

revesti-vos (compare com Colossenses 3:10Efésios 4:24).

sentimentos (compare com Isaías 63:15Jeremias 31:20Lucas 1:78Filipenses 1:8Filipenses 2:11João 3:17) de misericórdia (compare com Romanos 12:910Gálatas 5:6,22,23Romanos 12:910Efésios 4:232Filipenses 2:2-41Tessalonicenses 5:15Tiago 3:17181Pedro 3:8-112Pedro 1:5-81João 3:14-20) – literalmente, “entranhas de misericórdia” (BKJ).

Comentário de L. B. Radford

Por issorevesti-vos. Por isso, marca a inferência lógica e a consequência prática de ambas as declarações anteriores. Eles já se revestiram do caráter do novo homem; eles devem, portanto, colocar em suas características. Eles entraram em uma região de comunhão; portanto, eles devem exibir aquelas virtudes que são necessárias ou úteis para a manutenção e fortalecimento dessa comunhão. Não há menção de quaisquer virtudes em antítese à impureza e à rapacidade. Estes são considerados pecados pessoais e não sociais; seu abandono é a condição necessária para qualquer crescimento na graça. As virtudes enumeradas são a antítese do segundo grupo de vícios, os pecados sociais do temperamento e da fala. E eles são seguidos pelo dever de dar expressão social à nova vida na adoração (versículo 16) e no trabalho (versículo 17).

como escolhidos de Deus, santos e amados. A base do apelo é formulada em linguagem que lembra a continuidade histórica da religião cristã com a experiência religiosa do antigo judaísmo e implica, portanto, o caráter corporativo da experiência cristã. Todas as três palavras nesta descrição dos cristãos são usadas no Antigo Testamento dos filhos de Israel. Existe agora um novo Israel, bem como um novo homem. Os cristãos são um povo escolhido, uma raça consagrada, uma comunidade querida. Ao mesmo tempo, todas as três palavras descrevem vividamente a experiência individual de cada um desses cristãos gentios. Eles foram escolhidos da multidão pagã pela providência de Deus, chamados a uma vida de auto-dedicação ao serviço de Deus, confirmados na consciência da bênção de Deus.

como escolhidos de Deus. O rei James, o eleito de Deus, sugere uma antítese aos não eleitos, um contraste entre os cristãos e seus vizinhos pagãos. Mas o grego não tem artigo definido; e a ênfase da frase está simplesmente no fato de sua eleição, o caráter que deve sair em sua conduta.

santos e amados. Alguns manuscritos omitem e. A omissão aumenta a força da sentença. As duas palavras são melhor tomadas como predicados ou definições adicionais dos eleitos de Deus. A escolha de Deus é um chamado ao Seu serviço e uma prova do Seu amor. Para a conexão entre a eleição divina e o amor divino, compare com Romanos 11:28 e 1Tessalonicenses 1:4. Amado aqui não é o simples adjetivo encontrado em Efésios 5:1, ‘como filhos amados’, mas o particípio passivo perfeito, ‘que sempre existiram e ainda são objetos do amor divino’. A mesma tríade de idéias – escolhida, consagrada, amada – pode ser traçada em 1Pedro 2:9, 10, ‘uma raça eleita, uma nação santa… que alcançou misericórdia’. L. Williams observa que cada um dos três epítetos é usado para Cristo-cleto, 1Pedro 2:4; santo, Marcos 1:24; amado, Efésios 1:6.

de sentimentos de misericórdia, uma grande melhoria nas entranhas de misericórdia da King James. A palavra grega para coração denota (1) todos os órgãos internos mais nobres, considerados como a sede das emoções, Filemom 7,12, 20; compare com ‘a terna misericórdia de nosso Deus’ em Lucas 1:78, literalmente ‘o coração de misericórdia’; (2) quaisquer anseios de afeição ou simpatia, Filipenses 2:1, ‘ternas misericórdias e compaixões’, onde ternas misericórdias no grego é a palavra aqui traduzida como coração; 2Coríntios 6:12, ‘estreitados em suas próprias afeições’; 7:15, as ‘afeições interiores’ de Tito pelos coríntios. Em Filipenses 1:8, ‘nas ternas misericórdias de Cristo Jesus’ pode ser ‘no coração de Cristo Jesus’ – ‘seu coração palpita com o coração de Cristo’ (Lightfoot) ou ‘com a compaixão de Cristo’, ou seja, com uma compaixão como a de Cristo. A palavra grega para compaixão na presente passagem seria melhor traduzida como pena, como geralmente é, pois a palavra inglesa compaixão é usada geralmente para traduzir o verbo derivado da palavra aqui traduzida coração. Esse verbo é usado para Cristo sendo movido de compaixão pela multidão (Mateus 9:36, 14:14, 15:32; Marcos 6:34, 13:2), pelo cego (Mateus 20:34), pelo leproso (Marcos 1:41), para uma mãe viúva (Lucas 7:13). “É significativo que esse traço de compaixão encabece a lista. Quase pode ser chamado de característica mais proeminente no comportamento de nosso Senhor” (Dawson Walker).

bondade. Este substantivo grego no Novo Testamento é usado apenas por Paulo, (1) da bondade de Deus, Romanos 2:4, 11:22, Efésios 2:7, Tit. 3:4; (2) da bondade humana, 2Coríntios 6:6, Gálatas 5:22. A piedade é a resposta do amor ao apelo do sofrimento ou da angústia; bondade sua resposta a qualquer necessidade, o desejo geral de ajudar.

humildade. (1) Bondade e humildade podem ser um par que denota ‘o temperamento da mente cristã em geral… sua orientação externa para os outros, Lightfoot. Mas esta classificação deixa a simpatia, um coração de piedade, isolada, pois dificilmente pode ser explicada como a fonte de todas as virtudes que se seguem; e, além disso, a mansidão e o longo sofrimento denotam não tanto o exercício de um temperamento quanto o próprio temperamento, como as palavras anteriores. O exercício real dessas últimas virtudes vem nas próximas palavras sobre tolerância e perdão. (2) É uma classificação mais completa e talvez mais verdadeira considerar simpatia e bondade como a atitude normal do homem cristão para com seus vizinhos, e mansidão e longanimidade como sua atitude em relação ao comportamento injusto ou caridoso da parte deles. A humildade tem pontos de contato com ambos os grupos. Como o altruísmo que coloca o eu em último lugar, é semelhante à simpatia e bondade; como o altruísmo que rebaixa o eu, é semelhante à mansidão e longanimidade. Os dois aspectos da humildade são apresentados claramente em Filipenses 2:4, onde é explicado de duas maneiras, (a) cada um pensando mais nos méritos dos outros, (b) cada um pensando nas necessidades e interesses dos outros antes de seus ter. Sobre o significado da humildade em si, veja nota em 2:18.

mansidão, e paciência. A palavra mansidão confirma a impressão de que Paulo nesta descrição do temperamento cristão tem em mente o temperamento de Cristo. A mansidão recebe uma das bem-aventuranças do Sermão da Montanha. É parte da própria descrição de Cristo de Si mesmo: ‘Sou manso e humilde de coração’, Mateus 11:29. O próprio Paulo apela aos coríntios pela “mansidão e brandura de Cristo, 2Coríntios 10:1”. “É a atitude da mente que aceita sem resistência qualquer coisa que Deus considere conveniente impor, ou qualquer dano que Ele permita que os homens inflijam”, enquanto “longanimidade é antes a atitude de autocontrole, de manter-se na mão para evitar qualquer explosão de raiva ou represália, por mais legítima que a ocasião possa parecer’ (Dawson Walker). O Dr. Maclaren diz apropriadamente que, embora a longanimidade não fique com raiva, logo a mansidão não fica com raiva. Apesar da ideia de fraqueza ou irrealidade que é frequentemente associada à palavra, mansidão é uma tradução melhor do que gentileza; pois a gentileza se aplica apenas a uma atitude em relação aos homens, enquanto a mansidão às vezes é usada para uma atitude em relação a Deus, por exemplo, Tiago 1:21. Em Paulo é usado do espírito em que o penitente deve ser restaurado, Gálatas 6:1; em que o contencioso deve ser corrigido ou instruído, 2 Timóteo 2:25; em que a fé deve ser vindicada em resposta ao questionamento, 1Pedro 3:15. A longanimidade aqui, como principalmente no Novo Testamento, denota paciência humana sob provocação ou injúria dos homens; veja nota em 1:11. Mas em 1 Timóteo 1:16 é usado da paciência de Cristo na vitória de Saulo o perseguidor, e em 1 Pedro 3:20 da paciência de Deus com a humanidade nos dias de Noé; e em 2 Pedro 3:15 o atraso da Segunda Vinda é atribuído à paciência de nosso Senhor em dar aos pecadores uma chance de arrependimento. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 3:11 Colossenses 3:13 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.