Malaquias 3:1

Eis que eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho adiante de mim; e de repente virá a seu templo o Senhor a quem vós buscais, o mensageiro do pacto a quem vós desejais. Eis que ele vem, diz o SENHOR dos exércitos.

Comentário de A. R. Fausset

Eis – chamando atenção especial para as verdades momentosas que se seguem. Você pergunta, incrédulo: Onde está o Deus do juízo (Malaquias 2:7)? “Eis que”, portanto, “eu mando”, etc. A sua incredulidade não impedirá que eu cumpra o Meu pacto, e faça acontecer no devido tempo o que disseres que nunca se cumprirá.

Eu vou enviar … ele virá – O Pai envia o Filho: o Filho vem. Provando a distinção de personalidade entre o Pai e o Filho.

meu mensageiro. João Batista, como provam os seguintes textos: Mateus 3:3; 11:10; Marcos 1:2-3; Lucas 1:76; 3:4; 7:26-27; Jo 1:23. Esta fala de Malaquias claramente repousa na de seu predecessor Isaías (Isaías 40:3-5). Talvez também, como Hengstenberg pensa, “mensageiro” inclua a longa lista de profetas encabeçados por Elias (daí seu nome é colocado em Malaquias 4:5 como um nome representativo), e terminando em João, o último e maior dos profetas (Mateus 11:9-11). João, como o profeta representativo (o precursor do Messias, o Deus-homem representativo) reunia em si todos os traços dispersos da profecia passada (portanto, Cristo o denomina “muito mais que profeta”, Lucas 7:26), reproduzindo todas as suas terríveis e, ao mesmo tempo, inspiradoras afirmações: sua roupa grosseira, como a dos antigos profetas, sendo uma exortação visível ao arrependimento; o deserto no qual ele pregava simbolizando o estado estéril e sem vida dos judeus naquela época, política e espiritualmente; seus temas, pecado, arrependimento e salvação, apresentando pela última vez a síntese de todos os ensinamentos passados de Deus através de Seus profetas; de modo que ele é chamado, acima de tudo, “mensageiro” de Deus. [JFU, 1866]

Por isso, a mais antiga e verdadeira leitura de Marcos 1:2 é “como está escrito no profeta Isaías”; a dificuldade disso é, como pode a profecia de Malaquias ser referida a Isaías? A explicação é: a passagem em Malaquias se baseia no que está em Isaías 40:3 e, portanto, a fonte original da profecia é mencionada para marcar essa dependência e conexão.

o Senhor – “Ha-Adon) em hebraico. O artigo assinala que é Jeová (Êxodo 23:17; Êxodo 34:23; compare com Josué 3:11, Josué 3:13). Compare Daniel 9:17, onde o O Filho Divino é entendido por “por amor do Senhor”. Deus, o que fala, faz “o Senhor”, o “mensageiro da aliança”, um com Ele. “Eu enviarei… diante de Mim”, acrescentando: “O Senhor … virá ”, de modo que“ o Senhor ”deve ser um com o“ Eu ”, isto é, Ele deve ser Deus“ antes ”de quem foi enviado João. Como a divindade do Filho e Sua unicidade com o Pai são assim provadas , então a distinção de personalidade é provada por “eu envio” e Ele “virá”, como distinto um do outro. Ele também vem ao templo como “Seu templo”: marcando Seu divino senhorio sobre ele, em contraste com todas as criaturas. , que são apenas “servos” nela (Ageu 2:7; Hebreus 3:2; Hebreus 3:5; Hebreus 3:6).

a quem vós buscais, o mensageiro do pacto a quem vós desejais (ver em Malaquias 2:17). Na Sua primeira vinda, eles “procuraram” e “deleitaram-se” na esperança de um Salvador temporal: não no que Ele era então. No caso daqueles a quem Malaquias em seu tempo se dirige, “a quem buscais … deleitam-se”, é irônico. Eles incrédulos perguntaram: Quando Ele virá finalmente? Malaquias 2:17, “Onde está o Deus do juízo” (Isaías 5:19; Amós 5:18; 2Pedro 3:3, 2Pedro 3:4)? No caso do piedoso, o desejo pelo Messias era sincero (Lucas 2:25, Lucas 2:28). Ele é chamado de “Anjo da presença de Deus” (Isaías 63:9), também Anjo de Jeová. Compare suas aparições a Abraão (Gênesis 18:1, Gênesis 18:2, Gênesis 18:17, Gênesis 18:33), a Jacó (Gênesis 31:11; Gênesis 48:15, Gênesis 48:16), a Moisés no mato (Êxodo 3:2-6); Ele foi antes de Israel como o Shekinah (Êxodo 14:19), e entregou a lei no Sinai (Atos 7:38).

de repente – Este epíteto marca a segunda vinda, ao invés da primeira; o penhor daquela vinda inesperada (Lucas 12:38-46; Apocalipse 16:15) ao julgamento foi dado na expulsão judicial dos profanos que mudaram o dinheiro do templo pelo Messias (Mateus 21:12, Mateus 21:13), onde também como aqui Ele chama o templo Seu templo. Também na destruição de Jerusalém, mais inesperada pelos judeus, que até o último se enganaram com a expectativa de que o Messias aparecesse de repente como um salvador temporal. Compare o uso de “de repente” em Números 12:4-10, onde Ele apareceu na ira.

mensageiro da aliança – ou seja, da antiga aliança com Israel (Isaías 63:9) e Abraão, em que a promessa aos gentios é finalmente incluída (Gálatas 4:16, Gálatas 4:17). O evangelho no primeiro advento começou com Israel, então abraçou o mundo gentio: assim também será no segundo advento. Todas as manifestações de Deus no Antigo Testamento, a aparição Shekinah e humana, foram feitas na pessoa do Filho Divino (Êxodo 23:20, Êxodo 23:21, Hebreus 11:26, Hebreus 12:26). Ele era o mensageiro da antiga aliança, assim como da nova.

< Malaquias 2:17 Malaquias 3:2 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.