Salmo 71

1 Em ti, SENHOR, confio; nunca me deixes ser envergonhado.

Comentário Barnes

nunca me deixes ser envergonhado. Isto é, Não me deixes ficar tão desapontado com a confiança que deposito em ti a ponto de ter ocasião de sentir-me envergonhado por fazer isso. [Barnes]

2 Resgata-me e livra-me por tua justiça; inclina a mim teus ouvidos, e salva-me.

Comentário Barnes

Os primeiros três versículos deste salmo parecem de fato ter sido tirados, com pequenas variações, dos primeiros três versículos do Salmo 31.

Resgata-me e livra-me por tua justiça. Isto é, dos perigos iminentes; do poder dos meus inimigos.

e salva-me. Em Salmo 31:2, “faze-me escapar depressa”. [Barnes]

3 Sê tu minha rocha e minha habitação, para continuamente eu me abrigar nela; tu tens ordenado que eu seja salvo, porque tu és minha rocha forte e minha fortaleza.

Comentário de A. R. Fausset

Sê tu minha rocha e minha habitação (Salmo 90:1) Em Salmo 31:2 é “minha rocha firme”, propositadamente variada pelo autor, como muitas vezes em outros lugares, quando ele repete salmos antigos.

para continuamente eu me abrigar nela. Em todas as necessidades.

tu tens ordenado que eu seja salvo (Salmo 44:4; 68:28) – o fundamento da oração – a palavra autorizada e eficaz da promessa de Deus. [JFU]

4 Meu Deus, livra-me da dominação do perverso, das mãos do injusto e cruel;

Comentário Barnes

Meu Deus, livra-me da dominação do perverso. É evidente que agora não é possível determinar quem é particularmente mencionado aqui. Se Davi foi o autor do salmo, eles podem ter sido qualquer um dos numerosos inimigos que ele teve na sua vida.

das mãos do injusto e cruel. No original hebraico, “da palma da mão”. Isto significa o mesmo que mão, e se refere ao “aperto” que alguém faz ao segurar uma coisa pela mão. [Barnes]

5 Pois tu és minha esperança, ó Senhor DEUS; tu és minha confiança desde minha juventude.

Comentário de A. R. Fausset

Pois tu és minha esperança. Isto é, o objeto da minha esperança (Salmo 40:4).

Ó Senhor DEUS. Adonaay Yahweh, implicando uma plenitude de poder, domínio e fidelidade imutável, que Lhe corresponde por ser sua confiança constante.

tu és minha confiança desde minha juventude. Ele não louva sua própria confiança ou fé, mas o Deus em quem depositou sua confiança, e cuja confiabilidade experimentou desde a juventude (no original hebraico, plural, as várias etapas da juventude). [JFU]

6 Tenho me apoiado em ti desde o ventre de minha mãe; das entranhas dela me tiraste; eu louvo continuamente a ti.

Comentário Barnes

Tenho me apoiado em ti desde o ventre de minha mãe – desde o início da minha existência. A “ideia” em tudo isso é que, visto que Deus o sustentou desde seus primeiros anos – visto que ele mostrou seu poder em mantê-lo, e manifestou seu cuidado por ele, havia base para orar para que Deus o mantivesse quieto, e que ele o protegeria quando a velhice chegasse. O sentimento neste versículo é substancialmente o mesmo que no Salmo 22:9-10 . Veja as notas dessa passagem.

eu louvo continuamente a ti – Meu louvor ascenderá a ti constantemente. Não vou deixar de te elogiar. Compare as notas do Salmo 22:25 . [Barnes, aguardando revisão]

7 Para muitos fui como prodígio, porém tu és meu forte refúgio.

Comentário de A. R. Fausset

Para muitos fui como prodígio. Por causa dos meus grandes sofrimentos (Deuteronômio 28:46; Isaías 52:14: “Muitos se maravilharam de ti (Messias); o seu aspecto foi tão martirizado mais do que qualquer outro”). Assim também o povo do Messias (1Coríntios 4:9).

porém tu és meu forte refúgio. Grande como são as minhas aflições, maior é o teu poder de libertação; por isso tenho boa esperança (Salmo 71:14). [JFU]

8 Minha boca seja cheia de louvores a ti por tua glória o dia todo.

Comentário Barnes

Minha boca seja cheia. Esse é um apelo a si mesmo, diante da bondade de Deus, para louvá-lo sempre.

de louvores a ti. Com expressões de louvor.

por tua glória o dia todo. Com as expressões que promoverão a tua glória, e tornarão a tua honra conhecida. [Barnes]

9 Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares quando minha força se acabar;

Comentário Barnes

Não me rejeites no tempo da velhice. Já que tu tens sido o meu apoio, e portanto “a minha confiança desde a minha juventude” (Salmo 71:5), peço-te confiantemente que não me rejeites na minha velhice. Minha própria fraqueza, através dos anos, é um forte apelo a você para que garanta sua força. Deus responde a esta oração do crente individual, da Igreja, e do Israel literal em Isaías 46:3-4. O remanescente de Israel’ nos últimos dias (a velhice da nação) será ‘libertado’ pelo Senhor. [Barnes]

10 Porque meus inimigos falam contra mim, e os que espiam minha alma tomam conselhos juntos uns com os outros;

Comentário Barnes

Porque meus inimigos falam contra mim – Isto é, eles disseram substancialmente, como está declarado no Salmo 71:11 , que Deus o havia abandonado e que, portanto, eles se levantariam e o puniriam, ou o tratariam como um rejeitado de Deus.

e os que espiam minha alma – Por minha vida; ou, para tirar minha vida. A margem aqui – como o hebraico – é “observe” ou “observe”. Oséias “vigilantes da minha vida”; isto é, aqueles que procuram uma oportunidade de tirar minha vida ou de me destruir.

tomam conselhos juntos uns com os outros – Sobre os melhores meios de realizar seu objetivo. [Barnes, aguardando revisão]

11 Dizendo: Deus o desamparou; persegui, e o tomai, pois já não há quem o livre.

Comentário Barnes

Dizendo: Deus o desamparou. Isto é, Deus o abandonou; ele não o protege mais; ele o considera como um homem mau, e nós, portanto, não somente estaremos “seguros” em nossos atentados contra a sua vida, mas seremos “justificados” nesses atentados.

persegui, e o tomai. Isso pode ser feito com segurança agora.

pois já não há quem o livre. Ele não tem ninguém para quem olhar agora; ninguém em quem possa confiar. Abandonado por Deus e pelo homem, ele será uma presa fácil. [Barnes]

12 Deus, não fiques longe de mim; Deus meu, apressa-te para me socorrer.

Comentário Whedon

apressa-te para me socorrer. O grito conhecido de Davi em suas mais profundas angústias, que identifica a ocasião com Salmo 70:1. [Whedon]

13 Sejam envergonhados e pereçam os adversários de minha alma; cubram-se de humilhação e confusão aqueles que procuram fazer mal a mim.

Comentário de A. R. Fausset

Sejam envergonhados e pereçam os adversários de minha alma. “Adversários” no original hebraico é o plural de Satanás, que significa o adversário (Salmo 109:6)

Compare com Salmo 35:4,26; 40:14. [JFU]

14 Porém eu continuamente manterei a esperança, e darei todo o louvor a ti ainda mais.

Comentário de A. R. Fausset

A ruína de seus inimigos, como que ilustrando a fidelidade de Deus, é sua libertação e uma razão para continua confiança. [Jamieson; Fausset; Brown]

15 Minha boca contará tua justiça, e tua salvação o dia todo, ainda que eu não saiba sua medida.

Comentário de A. R. Fausset

Minha boca contará tua justiça, e tua salvação o dia todo. Aqui ele recebe de Deus a certeza do que havia orado (Salmo 71:8): “Minha boca seja cheia de louvores a ti por tua glória o dia todo;” donde parece que aqui o assunto do “louvor” da “salvação” graciosamente comprovada de Deus; e a “honra” de Deus é a “justiça” de Deus, ou fidelidade às Suas promessas.

ainda que eu não saiba sua medida. Os teus benefícios são inumeráveis (Salmo 40:5; 139:17-18; 36:6). [JFU]

Leia também um estudo sobre a justiça de Deus.

16 Irei adiante pelos poderes do Senhor DEUS; anunciarei tua justiça, que é somente tua.

Comentário Whedon

anunciarei tua justiça. Como fonte e fundamento da minha salvação. A verdadeira fé olha além das causas secundárias, e se refere às libertações diretamente a Deus. Daí a ênfase somente tua, que logo se segue. Veja em Salmo 71:19. [Whedon]

17 Deus, tu tens me ensinado desde minha juventude; e até agora conto tuas maravilhas.

Comentário de A. R. Fausset

Deus, tu tens me ensinado desde minha juventude. O poder de Deus, exercido continuamente em favor do sofredor, deu-lhe motivo para louvor; e o Espírito de Deus ensinou seu coração até agora como louvar corretamente. [JFU]

18 E agora, que estou velho e de cabelos grisalhos, não me desampares, Deus; enquanto eu não tiver anunciado a força de teu braço a esta geração, e teu poder a todos que vierem.

Comentário Barnes

E agora, que estou velho e de cabelos grisalhos – Margem, “até a velhice e cabelos grisalhos”. Isso não significa necessariamente que ele estava realmente velho e grisalho, mas implicaria que ele estava se aproximando desse período, ou que o tinha em vista. A época da juventude havia passado e ele estava se aproximando da velhice. A tradução literal seria: “E também até a velhice e os cabelos brancos, não me abandone.” Esta é a oração de quem foi favorecido na juventude e em todo o seu curso anterior de vida, e que agora pediu que Deus continuasse com sua misericórdia e não o abandonasse quando as enfermidades da idade avançassem.

não me desampares – ainda me mantenha vivo. Dá-me saúde, força e capacidade para apresentar o teu louvor e para tornar conhecida a tua verdade. Veja as notas no Salmo 71:9 .

enquanto eu não tiver anunciado a força de teu braço – Margem, como em hebraico, “teu braço”. O braço é o instrumento pelo qual executamos um propósito e, portanto, torna-se um símbolo de força.

a esta geração – literalmente, “para uma geração.” A referência é para a geração então viva; isto é, a geração que entrou em cena desde que atingiu a idade adulta – a geração – a nova geração – que quem se aproxima da velhice vê engajada nas cenas ativas da vida, cultivando os campos, enchendo os escritórios, construindo o pontes e estradas, tripulando os navios, ocupando as moradias, em vez daquelas com quem antes se associava, e que agora estão em seus túmulos. Sua própria geração – os companheiros de seus primeiros anos – havia falecido. Ele vivera para falar a uma nova geração e desejava que iniciassem a jornada da vida com o proveito de sua experiência, como a de outra geração anterior. Cada geração “pode” assim, entre na vida com toda a sabedoria acumulada do passado; isto é, tão sábios quanto aqueles que tiveram eles próprios a experiência, e entesouraram os resultados das observações, de uma vida longa.

A sociedade, portanto, faz progresso. Uma geração se torna mais sábia e melhor do que a anterior, e a experiência de todas as idades se acumula à medida que o mundo avança, capacitando uma era futura a agir de acordo com os resultados de toda a sabedoria do passado. O homem, portanto, difere da criação inferior. Os animais, governados apenas pelo instinto, não progridem. Compare as notas do Salmo 49:13. Eles não lucram nem com a sabedoria, nem com as loucuras do passado. O primeiro tordo construiu seu ninho com os mesmos materiais e com tanta arte quanto o faz agora; o primeiro grupo de abelhas construiu suas células com adaptações tão boas e precisas, com precisão matemática tão completa, como um enxame de abelhas o fará agora. Nem o pássaro nem a abelha aprenderam nada por experiência, estudo ou observação – nem guardam, para transmitir às futuras gerações de pássaros ou abelhas, os resultados de sua própria sagacidade ou observação.

Não é assim com o homem. O resultado das experiências de uma geração vai para a experiência geral do mundo e se torna sua capital; um novo pensamento, ou uma nova invenção lançada por algum gênio esplêndido, torna-se propriedade comum da raça; e a sociedade, à medida que avança, reúne todos esses resultados, como o Ganges ou o Mississippi, rolando para o oceano, reúne em um grande volume todas as águas que fluem em mil riachos, e tudo que vem de riachos e fontes , por mais remoto que seja. É isso que torna a vida de “um homem” tão valiosa neste mundo; isto o que torna tão desejável para um homem, mesmo quando se aproxima da velhice, ainda viver um pouco mais, pois, como fruto de sua experiência, sua observação, sua sabedoria madura, seu conhecimento adquirido, ele ainda pode sugerir algo, por escrevendo ou não, o que pode aumentar a inteligência do mundo; algum princípio que pode ser elaborado e aperfeiçoado na era vindoura.

e teu poder – Tua grandeza; majestade; glória.

a todos que vierem – Para todas as gerações futuras. Para que eu possa declarar verdades que podem beneficiar eras futuras. Aquele que sugere uma verdade que o mundo não possuía antes, é um benfeitor para a humanidade e não terá vivido em vão, pois essa verdade fará algo para fazer a corrida avançar e para tornar o mundo melhor e mais feliz. Portanto, não é vão para um homem viver; e cada um deve se esforçar “para” viver que o mundo não seja pior – ou não retroceda – por viver nele, mas que seja o mais sábio e melhor: não apenas para que continue no mesmo nível, mas que pode subir a um nível superior e iniciar uma nova carreira. [Barnes, aguardando revisão]

19 E tua justiça, Senhor, alcança as alturas; porque tu tens feito grandes coisas. Quem é como tu, ó Deus?

Comentário de A. R. Fausset

E tua justiça, Senhor, alcança as alturas. Literalmente, “chega até as alturas” (Salmo 36:5; 57:5,10).

Quem é como tu, ó Deus? Êxodo 15:11 é a passagem fundamental. Compare com as próprias palavras de Davi, 2Samuel 7:22 – uma coincidência não planejada. [JFU]

Leia também um estudo sobre a justiça de Deus.

20 Tu, que me fizeste ver muitos males e aflições, voltarás a me dar vida; e voltarás a me tirar dos abismos da terra.

Comentário Barnes

Tu, que me fizeste ver muitos males e aflições – Ou melhor, que nos fizeste ver ou passar por grandes provações. O salmista aqui, por uma mudança do singular para o plural, conecta-se com seus amigos e seguidores, significando que ele sofreu com eles e por eles. Não era meramente uma aflição pessoal, mas outras pessoas ligadas a ele foram identificadas com ele, e suas tristezas pessoais aumentaram pelas provações que também lhes sobrevieram. Nossas provações mais severas freqüentemente são aquelas que afetam nossos amigos.

voltarás a me dar vida – literalmente, “Devolverá e nos fará viver.” A palavra “vivificar” nas Escrituras tem sempre o sentido de “fazer para viver novamente”. Veja as notas em João 5:21 ; compare Romanos 4:17 ; 1Coríntios 15:36 ; Efésios 2:1. A forma plural deveria ter sido mantida aqui como no ex-membro da frase. Os autores da pontuação massorética apontaram isso como se fosse para ser lido no singular, mas o plural é, sem dúvida, a leitura verdadeira. Igualmente em sua aflição, e em sua esperança de receber a misericórdia de Deus, ele se conecta aqui com aqueles que sofreram com ele. A linguagem expressa firme confiança na bondade de Deus – uma garantia de que esses problemas passariam e que ele veria um dia mais brilhante.

e voltarás a me tirar dos abismos da terra – Como se ele tivesse sido afundado nas águas, ou na lama. Veja Salmo 130:1 . A palavra usada aqui significa comumente “onda, onda, onda”; então, uma massa de águas, “uma inundação”, o fundo; então, um golfo, um abismo. A ideia aqui é que, em vez de estar no topo da montanha, em um local seguro, ele afundou até o ponto mais baixo; ele havia, por assim dizer, afundado “na” própria terra. Ainda assim, daquele estado baixo ele tinha certeza de que Deus o levantaria e o colocaria em uma condição de felicidade e segurança. Este é um dos muitos exemplos que temos nos Salmos, em que o salmista em grande dificuldade expressa a mais completa confiança de que Deus se interporia em seu favor. [Barnes, aguardando revisão]

21 Tu aumentarás minha honra e voltarás para me consolar.

Comentário Barnes

Tu aumentarás minha honra – Você não apenas me restaurará à minha condição anterior, mas aumentará minha felicidade e fará coisas ainda maiores por mim.

e voltarás para me consolar – literalmente: “Tu se virarás; tu me confortarás.” A palavra também significa cercar; para abranger Gênesis 2:11 , Gênesis 2:13 ; 1Reis 7:24 ; Salmo 18:5 ; e a ideia aqui pode ser que Deus “o circundaria”, ou o circundaria, e assim o confortaria. Essa ideia é expressa em nossa versão comum. Era a certeza de um consolo total ou completo. [Barnes, aguardando revisão]

22 Eu também te louvarei com instrumento de cordas pela tua fidelidade, ó meu Deus; cantarei a ti com harpa, ó Santo de Israel.

Comentário Barnes

Eu também te louvarei com instrumento de cordas – Margem, como em hebraico, “com o instrumento do saltério.” A palavra hebraica é נבל nebel. Em Isaías 5:12 é traduzido como “viol”. Veja as notas dessa passagem. É traduzido como “saltério” em 1Samuel 10:5 ; 2Samuel 6:5 ; 1Reis 10:12 ; e em outros lugares. Compare as notas do Salmo 33:2 .

pela tua fidelidade – farei menção de tua verdade e fidelidade em minhas canções de louvor; ou, vou celebrar isso em conexão com a música apropriada.

cantarei a ti com harpa – hebraico, כנור kinnôr. Veja as notas em Isaías 5:12 . Compare as notas do Salmo 33:2 .

ó Santo de Israel – O Deus de Israel ou o povo hebreu; o Deus considerado por eles como o mais santo e adorado por eles como seu Deus. É a primeira vez que esse título ocorre nos Salmos, mas é comum nos profetas, principalmente em Isaías. Veja Isaías 1:4 ; Isaías 5:19 , Isaías 5:24 ; Isaías 10:20 ; Isaías 12:6 . Também ocorre no Salmo 78:41 ; Salmo 89:18. [Barnes, aguardando revisão]

23 Meus lábios terão muita alegria, porque cantarei a ti; e também se alegrará a minha alma, que tu tens resgatado.

Meus lábiosminha alma. (Salmo 34:22) Vaidoso é o louvar dos lábios, se a alma não se une em acordo.

24 Minha língua também falará de tua justiça o dia todo, pois já estão envergonhados e humilhados aqueles que procuram me fazer mal.

Comentário Whedon

pois já estão envergonhados. O tempo pretérito do verbo contempla o ato como passado – foi envergonhado, confundido, o que ilustra o vigor de sua fé, e, como seu autor, “chama aquelas coisas que não são como se fossem” (Romanos 4:17😉 ou, possivelmente, as notícias da vitória já tinham chegado até ele. É verdade, porém, que Davi muitas vezes usa o sentido histórico para expressar a viva certeza de sua fé, em eventos ainda por vir, ou a evidência de que sua oração é respondida. [Whedon]

Leia também um estudo sobre a justiça de Deus.

<Salmo 70 Salmo 72>

Introdução ao Salmo 71

O Salmo 71 não tem título, como é o caso do primeiro, segundo, décimo e alguns outros. É claro que é impossível determinar em que ocasião ele foi composto. Há alguma plausibilidade na suposição de que Salmos 70 pode ter sido colocado antes dele, ou em conexão com ele, como uma espécie de introdução, ou como uma indicação do caráter dos salmos entre os quais é encontrado; mas nada de certeza pode ser determinado nesse ponto. Evidentemente, pertence à “classe” de salmos que se referem às provações dos justos; mas foi mais em vista de problemas passados ​​do que daqueles que então existiam.

Autoria. Não há nenhuma evidência certa de que o salmo foi composto por Davi. Caso tenha sido ele, foi quando já estava com idade avançada. Há, de fato, muito no salmo que seria apropriado para Davi – muito do que ele poderia ter escrito; mas não há como saber com certeza quem foi o autor. Na versão siríaca, o salmo é, de fato, atribuído a Davi, e isso talvez possa expressar a ideia prevalecente em relação à autoria como foi transmitida pela tradição. O título em siríaco é: “Composto por Davi. Quando Saul guerreou contra a casa de Davi. E uma profecia a respeito da paixão e ressurreição do Messias”. A Vulgata Latina e a Septuaginta também o atribuem a Davi. O título em ambos é o mesmo – “Por Davi. Dos filhos de Jonadabe e dos primeiros cativos”. Mas estes títulos não têm autoridade, pois não estão no hebraico, e têm pouco valor histórico.

Ocasião. Tudo o que se sabe a respeito da ocasião em que o salmo foi composto, quem quer que tenha sido o autor, é que ele foi composto quando a velhice se aproximava, e em vista das provações e das bênçãos da vida como consideradas a partir da contemplação de sua proximidade (Salmo 71:5,9,17-18). A vida do autor foi de provações (Salmo 71:20), mas também de grandes misericórdias (Salmo 71:6-7,). Agora estava cercado de dificuldades; as enfermidades da idade estavam o atingindo e os inimigos o cercavam (Salmo 71:10-11,20); portanto, ele buscou o contínuo favor e bênção de Deus no pouco que lhe restava de vida.

É um salmo de grande valor por descrever os sentimentos de uma boa pessoa quando envelhece, e é uma ilustração do que tantas vezes houve ocasião para observar nesta exposição do Livro dos Salmos, que a Bíblia fala a todas condições da vida humana. Em um livro que professa ser uma revelação de Deus, e em um mundo onde a “velhice”, com suas provações, suas enfermidades, suas lembranças e suas esperanças, deve ser tão proeminente no estado real de coisas existentes, teria seria inexplicável se não houvesse nada que ilustrasse os sentimentos daqueles em idade avançada – nada que sugerisse o tipo de reflexões próprias àquele período da vida – nada para alegrar o coração do idoso e inspirá-lo com esperança – nada que o incite a relembrar as lições do passado, e fazer uso dessas lições para prepará-lo para o futuro; da mesma forma que, em um mundo tão cheio de provações, teria sido estranho se nada houvesse que confortasse a mente na aflição e capacitasse as pessoas a tirar lições apropriadas das experiências da vida. Este salmo, portanto, é uma das porções mais valiosas da Bíblia para um certo grupo da humanidade, e pode ser para qualquer um dos vivos, sugerindo as reflexões adequadas de uma pessoa boa conforme as enfermidades da idade avançam, e como ela revê as misericórdias e as provações do passado.

Conteúdo. Não é necessário fazer uma análise mais particular de seu conteúdo. O salmo, em geral, abrange estes pontos:

(1) Uma oração pela libertação de problemas, e de pessoas iníquas (Salmo 71:1-4).

(2) um reconhecimento da bondade de Deus no início da vida; uma revisão grata das misericórdias divinas manifestadas desde os primeiros anos de vida (Salmo 71:5-8).

(3) uma oração para que Deus ainda o preservasse quando a velhice chegasse; uma oração para que Deus agisse em seu favor, e o capacitasse a ser útil ao mundo – àquela geração e às gerações futuras (Salmo 71:9-18).

(4) a expressão de uma expectativa confiante de que sua oração seria respondida e de que Deus seria misericordioso com ele (Salmo 71:19-21).

(5) a expressão de um propósito de oferecer louvor a Deus como retribuição pelas misericórdias do passado e por tudo que ele esperava receber no futuro (Salmo 71:22-24). [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.