Apóstolo Pedro

Pedro, originalmente chamado Simão (ou seja, “ouvindo”), um nome judeu muito comum no Novo Testamento. Ele era filho de Jonas (Mateus 16:17). Sua mãe não é mencionada nas Escrituras. Ele tinha um irmão mais novo chamado André, que o levou a Jesus (Jo 1:40-42). Sua cidade natal era Betsaida, na costa ocidental do Mar da Galiléia, à qual também pertencia Filipe. Aqui ele foi criado nas margens do mar da Galiléia, e foi formado para a profissão de pescador. Seu pai provavelmente tinha morrido quando ainda era jovem, e ele e seu irmão foram cuidados por Zebedeu e sua esposa Salomé (Mateus 27:56; Marcos 15:40; 16:1). Ali os quatro jovens, Simão, André, Tiago e João, passaram a sua infância e juventude em comunhão constante. Simão e o seu irmão, sem dúvida, desfrutaram de todas as vantagens de um aprendizado religioso, e logo foram instruídos a conhecer as escrituras e as grandes profecias a respeito da vinda do Messias. Eles provavelmente não desfrutaram, contudo, de nenhum aperfeiçoamento especial no estudo da lei, sob nenhum dos rabinos. Quando Pedro apareceu diante do sinédrio, parecia um “homem iletrado” (Atos 4:13).

“Os galileus tinham um carácter próprio e marcante. Os galileus tinham uma reputação de independência e vitalidade que muitas vezes se encontravam em turbulências. Tinham ao mesmo tempo uma disposição mais franca e transparente do que os seus irmãos do sul. Em todos esses aspectos, na franqueza, na impetuosidade, na obstinação e na simplicidade, Simão era um verdadeiro galileu. Eles falavam um dialeto peculiar. Tinham uma dificuldade com os sons guturais e alguns outros, e sua pronúncia era considerada grosseira na Judéia. O sotaque galileu ficou com Simão durante toda a sua trajetória. Traiu-o como um seguidor de Cristo quando ele estava dentro da sala de julgamento (Marcos 14:70). Expôs a sua nacionalidade e a dos que com ele se uniram no dia de Pentecostes (Atos 2:7)”. Parece que Simão se casou antes de se tornar apóstolo. A mãe de sua esposa é citada (Mateus 8:14; Marcos 1:30, Lucas 4:38). Ele foi, com toda probabilidade, acompanhado por sua esposa em suas viagens missionárias (1Coríntios 9:5; comp. 1Pedro 5:13).

Ele parece ter-se estabelecido em Cafarnaum quando Cristo começou o seu ministério público, e pode ter mais de 30 anos de idade. Sua casa era suficientemente grande para dar um lar a seu irmão André, mãe de sua esposa, e também a Cristo, que parece ter vivido com ele (Marcos 1:29,36; 2:1), assim como a sua própria família. Aparentemente de dois andares (Marcos 2:4).

Em Betânia, além do Jordão, João Batista havia dado testemunho a respeito de Jesus como o “Cordeiro de Deus” (Jo 1:29-36). André e João ouvindo isso, seguiram Jesus, e ficaram com ele onde ele estava. Eles estavam convencidos, pelas suas palavras graciosas e pela autoridade com que falava, de que ele era o Messias (Lucas 4:22, Mateus 7:29); e André saiu e encontrou Simão e o levou a Jesus(Jo 1:41).

Jesus imediatamente reconheceu Simão, e declarou que dali em diante seria chamado Cefas, um nome aramaico correspondente aos Petros gregos, que significa “uma pedra separada da rocha viva”. O nome aramaico não se repete, mas o nome Pedro gradualmente substitui o antigo nome Simão, embora o próprio Senhor sempre use o nome Simão quando se dirige a ele (Mateus 17:25; Marcos 14:37, Lucas 22:31, comp. 21:15-17). Não nos é dito que impressão a primeira conversa com Jesus produziu na mente de Simão. A próxima vez que o encontrarmos é junto ao Mar da Galileia (Mateus 4:18-22). Ali os quatro (Simão e André, Tiago e João) tiveram uma noite de pesca sem sucesso. Jesus apareceu de repente e, entrando no barco de Simão, mandou-o sair e lançar as redes. Ele fez isso e recolheu uma grande quantidade de peixes. Isso foi claramente um milagre realizado diante dos olhos de Simão. O discípulo impressionado lançou-se aos pés de Jesus, gritando: “Afasta-te de mim, porque sou um homem pecador, ó Senhor” (Lucas 5:8). Jesus se dirigiu a ele com as palavras seguras: “Não temais”, e anunciou-lhe a obra da sua vida. Simão respondeu imediatamente ao chamado para ser discípulo e, depois disso, o encontramos constantemente acompanhando o Senhor.

Jesus salva Pedro de afundar
Jesus salva Pedro de afundar, autor desconhecido

Em seguida, é chamado à categoria de apóstolo e torna-se “pescador de homens” (Mateus 4:19) nos mares tempestuosos do mundo da vida humana (Mateus 10:2-4; Marcos 3:13-19; Lucas 6:13-16), e participa cada vez mais em todos os principais acontecimentos da vida de nosso Senhor. É ele quem profere aquela notável profissão de fé em Cafarnaum (Jo 6:66-69), e novamente em Cesaréia de Filipo (Mateus 16:13-20; Marcos 8:27-30; Lucas 9:18-20). Esta profissão em Cesaréia foi de suprema importância, e nosso Senhor em resposta usou estas palavras memoráveis: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja.”

“Desde então”, Jesus começou a falar dos seus sofrimentos. Mas o nosso Senhor repreendeu a Pedro, falando-lhe com palavras mais severas do que alguma vez usou com qualquer outro dos seus discípulos (Mateus 16:21-23; Marcos 8:31-33). No final da sua breve permanência em Cesaréia, o Senhor levou Pedro, Tiago e João consigo para “um alto monte à parte”, e foi transfigurado diante deles. Naquela ocasião, Pedro, com a impressão que a cena produziu em sua mente, exclamou: “Senhor, é bom para nós estarmos aqui: façamos três tabernáculos” (Mateus 17:1-9).

No seu regresso a Cafarnaum, os cobradores do imposto do templo (um didrachma, meio siclo sagrado), que cada israelita de vinte anos ou mais tinha de pagar (Ex 30:15), foram ter com Pedro e recordaram-lhe que Jesus não o tinha pago (Mateus 17:24-27). Nosso Senhor instruiu Pedro a ir pegar um peixe no lago e tirar de sua boca a quantia exata necessária para o imposto, isto é, um stater, ou dois dois meia-siclos. “Tomai”, disse o Senhor, e dai-lhes por mim e por ti.

Quando o fim se aproximava, o Senhor enviou Pedro e João (Lucas 22:7-13) à cidade para preparar um lugar onde pudesse celebrar a festa com os seus discípulos. Ali foi avisado do temível pecado em que depois caiu (Lucas 22:31-34). Ele acompanhou nosso Senhor do lugar onde estavam até o jardim de Getsêmani (Lucas 22:39-46), onde ele e os outros dois, que tinham sido testemunhas da transfiguração, puderam acompanhar o Senhor, enquanto os outros ficaram de fora. Aqui ele passou por uma experiência incomum. Sob um impulso repentino, cortou a orelha de Malco (Lucas 22:47-51), um dos homens que tinham saído para prender Jesus. Em seguida, seguem as cenas da sala de julgamento (Lucas 22:54-61) e da sua amarga dor (Lucas 22:62).

Ele é encontrado na companhia de João no início da manhã da ressurreição. Ele entrou corajosamente no túmulo vazio (Jo 20:1-10), e viu as “roupas de linho postas separadamente” (Lucas 24:9-12). A ele, o primeiro dos apóstolos, o nosso Senhor ressuscitado revelou-se, conferindo-lhe assim um sinal de honra, e mostrando quão plenamente foi restaurado ao seu favor (Lucas 24:34; 1Coríntios 15:5). Em seguida, lemos a entrevista singular do Senhor com Pedro nas margens do Mar da Galileia, onde ele lhe perguntou três vezes: “Simão, filho de Jonas, tu me amas?” (Jo 21:1-19).

Depois desta cena no lago, não ouvimos nada de Pedro até que ele volte a aparecer com os outros na ascensão (Atos 1:15-26). Foi ele quem propôs que a vaga causada pela apostasia de Judas fosse preenchida. Ele é proeminente no dia de Pentecostes (Atos 2:14-40). Os eventos daquele dia “completaram a mudança no próprio Pedro, que a dolorosa disciplina de sua queda e todo o longo processo de treinamento anterior estavam lentamente fazendo. Ele já não é mais o homem não confiável, mutável e autoconfiante, sempre oscilando entre coragem imprudente e timidez fraca, mas o guia e dirigente firme e confiável da comunhão dos crentes, o intrépido pregador de Cristo em Jerusalém e no exterior. E agora que ele se tornou realmente Cefas, não ouvimos quase nada do nome de Simão (apenas em Atos 10:5,32; 15:14), e ele é conhecido por nós finalmente como Pedro”.

Depois do milagre na porta do templo (Atos 3), a perseguição surgiu contra os cristãos, e Pedro foi levado para a prisão. Ele corajosamente se defendeu e seus companheiros no tribunal do conselho (Atos 4:19-20). Uma nova explosão de violência contra os cristãos (Atos 5:17-21) com que todo o grupo dos apóstolos fosse lançado na prisão; mas durante a noite eles foram maravilhosamente libertos, e foram encontrados na manhã ensinando no templo. Uma segunda vez Pedro os defendeu diante do concílio (Atos 5:29-32), os quais, “chamando os apóstolos e espancando-os, os deixaram ir”.

Tinha chegado a hora de Pedro deixar Jerusalém. Depois de ter trabalhado por algum tempo em Samaria, ele retornou a Jerusalém, e relatou à igreja lá os resultados de seu trabalho (Atos 8:14-25). Aqui permaneceu por um período, durante o qual conheceu Paulo pela primeira vez desde sua conversão (Atos 9:26-30; Gálatas 1:18). Saindo de Jerusalém novamente, ele partiu em uma viagem missionária a Lida e Jope (Atos 9:32-43). Em seguida, é chamado para abrir a porta da igreja cristã aos gentios pela admissão de Cornélio de Cesaréia (Atos 10).

Depois de permanecer por algum tempo em Cesaréia, ele retornou a Jerusalém (Atos 11:1-18), onde defendeu sua conduta com relação aos gentios. Em seguida, ouvimos falar que ele foi lançado na prisão por Herodes Agripa (Atos 12:1-19); mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, saindo, refugiou-se na casa de Maria.

Ele participou das discussões do concílio em Jerusalém (Atos 15:1-31, Gálatas 2:1-10) sobre a relação dos gentios com a igreja. Este assunto tinha despertado novo interesse em Antioquia, e para a sua solução foi encaminhado para o conselho dos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Aqui Paulo e Pedro se encontraram novamente.

Nós não temos mais menção de Pedro nos Atos dos Apóstolos. Ele parece ter descido a Antioquia depois do concílio em Jerusalém, e ali ter sido culpado de dissimulação, pelo que foi severamente repreendido por Paulo (Gálatas 2:11-16).

Depois disso ele parece ter levado o evangelho para o Oriente, e ter trabalhado por um tempo na Babilônia, no Eufrates (1Pedro 5:13). Não há evidência satisfatória de que ele tenha estado em Roma. Onde ou quando ele morreu não é conhecido com certeza. Provavelmente ele morreu entre 64 e 67 d.C.

Adaptado de: Illustrated Bible Dictionary.